Artigos

Montar aquário exige cuidado e conhecimento

Mais que ter um aquário bonito e cheio de peixes para mostrar aos amigos e familiares, é importante entender a importância e os cuidados que devem ser tomados para que os animais não morram ou sofram de doenças graves.

peixes_12

Problemas como a falta de limpeza, de filtração, ou o excesso e a escolha errada de diferentes espécies são outros inconvenientes encontrados, que fazem com que muitas pessoas desistam da ideia de ter um aquário.

O primeiro passo é escolher o tamanho que melhor se encaixa no seu orçamento. Tanques maiores costumam ser mais estáveis para acomodar peixes de porte médio ou grande que não podem viver em um recipiente pequeno.

Um cálculo utilizado é a regra de 1 cm de comprimento do animal para cada litro de água. Em peixes maiores, a avaliação muda, pois cada tipo necessita de uma quantidade específica de água para sobreviver. A população máxima sempre irá variar, mesmo que o volume de dois aquários seja o mesmo.

Um sistema de filtragem bem instalado e de qualidade diminui o acúmulo de sujeira, gerando uma boa circulação, e facilitando as trocas de gases e de oxigenação. A água deve ser trocada regularmente, de forma parcial, retirando os resquícios de ração, excrementos, folhas, algas e plantas.

Escolha dos peixes

Grande parte dos peixes vivem em cardumes e são bastante sociáveis. Dessa forma, tente não comprar um peixe solitário, pois ele se sentirá deslocado, triste ou se tornará agressivo, desenvolvendo até doenças sem nenhum motivo em específico.

peixes_2

Os Kinguios precisam de um lugar só para eles, enquanto os Neons vivem melhor em cardume. O Barbo Sumatra pode se tornar agressivo se ficar sozinho ou na companhia dos Kinguios, que possuem uma cauda longa.

O Plati é um peixe muito fértil que pode lotar um aquário em pouco tempo. Em média, o ideal é comprar cinco ou seis peixes da mesma espécie para que um cardume seja criado. Quanto maior for o tanque, mais esse número pode aumentar.

A água pode ser doce ou salgada, e o clima frio ou tropical. Normalmente, os aquários de água doce são mais fáceis de serem mantidos, e costumam ser indicados por quem está iniciando. Além disso, a gama de peixes é maior e mais barata. Tudo depende do tipo de peixe.

Se o interesse for grande por esse tipo de criação, quando for a uma loja do ramo, converse sempre com um profissional que irá orientar quais peixes devem ser adquiridos, de acordo com o gosto pessoal e condições financeiras do dono. Vale lembrar que se não houver cuidado, interesse, disposição e tempo, o aquário ficará abandonado e o dono terá perdas e prejuízos ainda maiores.

Artigo AnteriorPróximo Artigo