Artigos

Harmonia: espécies diferentes podem viver na mesma casa?

Você já se imaginou morando em uma casa com um jabuti, um cachorro, um gato, um papagaio e um hamster convivendo perfeitamente bem? Pois isso pode se tornar realidade. De fato, o que irá realmente determinar um bom relacionamento entre diferente espécies e raças de bichos são donos cuidadosos, animais equilibrados e ambientes saudáveis.

Com os cuidados certos, várias espécies de animais podem conviver em harmonia. Fonte: Flickr
Com os cuidados certos, várias espécies de animais podem conviver em harmonia Fonte: Flickr

Infelizmente, se o dono perceber certos comportamento e hábitos difíceis de serem alterados em pets adultos (ou não puder adestrá-los) o ideal é não manter próxima a relação com outros animais da casa ou não adquirir bichos novos. É preciso eliminar o risco de comportamentos de rejeição e de ameaça.

O ideal é começar a socialização quando todos os pets ainda forem filhotes. No caso dos adultos, é preferível que o cão e o gato, por exemplo, sejam castrados – o que facilita no processo de integração. Os gatos costumam ser menos receptivos que os cães. Um cão adulto possui maior facilidade de convívio que um filhote de gato. Além disso, a situação pode ser ainda mais delicada se for oposta.

A melhor fase para a socialização são nos 40 primeiros dias de vida do animal. Normalmente, as fêmeas costumam se habituar de maneira mais fácil. Algumas delas até cultivam uma espécie de instinto materno, produzindo leite e desenvolvendo uma gravidez psicológica.

Alimentação

A ração dos cachorros costuma ser menos gostosa do que a dos gatos, e isso pode fazer com que eles queiram comer a comida de seus amigos. No entanto, o proprietário pode resolver a situação colocando os potes de comida dos gatos em locais mais altos, por exemplo. O mesmo pode ser feito com bichos de outras espécies.

Saúde

A contração de doenças também é pouco provável, contanto que haja cuidados básicos, como vacinação, consultas periódicas ao veterinário e higienização correta de todos os habitats, comida e objetos de diferentes pets.

Artigo AnteriorPróximo Artigo