Artigos

Cavalos: paixão e conhecimento fazem parte do dia a dia dos criadores

Fãs de cavalos que pensam em criá-los como hobby ou para obter uma renda precisam ficar atentos aos cuidados específicos como alimentação, habitat, entre outras preocupações para que o negócio seja bem sucedido e rentável.

Esses animais majestosos também precisam de cuidados especiais. Fonte: Flickr.
Esses animais majestosos também precisam de cuidados especiais. Fonte: Flickr.

O primeiro passo é escolher uma entre as quatro raças mais comuns da espécie: a Equus caballus orientalis (Tarpan), a Equus caballus przewalski, que são cavalos das estepes ou mongol, a Equus caballus robustus, cavalo ocidental, e a Equus caballus agilus, cavalo oriental de sangue quente.

Habitat

É necessário dividir os animais nos pastos de acordo com cada categoria, ou seja, potros, éguas paridas, éguas solteiras e éguas gestantes – considerada a primeira forma de organização em um sistema denominado de extensivo e que agora pode ser substituído pelo intensivo.

As instalações são de extrema importância nas fases de treinamento do animal ou em sua preparação para leilões e exposições. Os sistemas intensivo e semi-intensivo provaram avanços na área de nutrição, além da implementação genética das raças, aumentando a produção de cavalos mais caros e valorosos.

No sistema intensivo, os animais são mantidos em confinamento, saindo das baias apenas para se exercitar. No semi-intensivo, ficam em baias durante o dia e soltos à noite, sob vigilância. Os horários podem ser alternados e modificados, de acordo com as escolhas do criador e necessidades do animal.

Muitos haras podem ser construídos em pequenas áreas. Porém, esse modelo só é possível para acolher cavalos para exposições e vendas. No caso, Garanhões devem ser mantidos em baia anexa a piquete, e as éguas em piquetes.

O confinamento total pode causar diversos problemas. Entre eles: estresse mental ao animal, inquietude, baixa fertilidade pela inibição do fotoperíodo, obesidade, baixa resistência e desempenho funcional. Por isso, o sistema semi-intensivo sempre é a melhor opção.

Alimentação

Em média, um cavalo a pasto gasta de 12 a 18 horas para consumir a quantidade necessária de alimentos diários. A presença de bebedouros e de comedouros é extremamente necessária, com a adição de rações, suplemento, vitaminas específicas e pastagens nativas para que não haja nenhum tipo de deficiência nutricional.

Reprodução

Quanto maior for o fotoperíodo de uma égua (época de maior luminosidade do ano que influência diretamente na reprodução), mais fértil ela será. Como consequência, os melhores pastos são oferecidos para as éguas gestantes. Depois do nascimento do filhote, para que a égua descanse, os potros são separados em grupos, em torno dos seis meses de idade.

Procure ajuda e pesquise sobre o tema

Se você ainda não sabe como funciona de modo preciso a criação de cavalos, entre em contato com criadores e profissionais do ramo para estudar sobre o assunto. Dessa forma, você conseguirá eliminar todas as dúvidas e a partir daí criar um modelo de negócios funcional e que gere boas experiências e lucro no futuro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo