Artigos

Alimentação é decisiva para manter qualidade de vida dos pets

O Brasil possui a segunda maior população de animais de estimação do mundo com aproximadamente 37 milhões de cães e 21 milhões de gatos, segundo dados da Abinpet (Associação Brasileira de Indústria de Produtos para Animais de Estimação).

Ração é coisa séria. Fonte: Flickr.
Ração é coisa séria. Fonte: Flickr.

Considerados por muitos como sendo membros da família, o proprietário preza pela saúde e bem-estar do seu pet. Antes de ter um animal de estimação é necessário observar qual raça se adapta melhor ao tamanho da casa, considerando que o filhote vai crescer e exigir espaço.

Os pets necessitam de muito amor e carinho, além de visitas frequentes ao veterinário para verificar doenças e tomar vacinas. A preocupação com a alimentação também não pode deixada de lado. Estudos ser mostram que aproximadamente 37% dos cães e 39% dos gatos ainda recebem comida caseira de seus donos. No entanto, o alimento caseiro pode causar desequilíbrios nutricionais, intolerância ou até ser tóxicos a estes animais. Ingredientes como alho e cebola, muitas vezes presentes na comida, também geram problemas aos animais – em excesso podem provocar anemia, diarreia e vômito.

Os proprietários optam pela alimentação industrializada por proporcionar uma nutrição completa e balanceada aos pets. Antes de comprar, verifique com o veterinário os nutrientes que seu pet precisa. Na hora da compra, fique atento às informações do rótulo para saber se suprem as necessidades de seu animal.

As indústrias brasileiras de produtos para pets têm investido fortemente no bem-estar animal. Os fabricantes estão preocupados com o desenvolvimento dos animais e utilizam estudos nutricionais na elaboração dos produtos de qualidade para compor as rações. Para se ter uma ideia, no ano de 2012, a produção de rações para pet no Brasil atingiu 63 milhões de toneladas, segundo dados do Sindirações.

Alimentação colabora no tratamento de diabetes e obesidade

Problemas que afetam a saúde humana também estão presentes na vida dos animais, como o diabetes e a obesidade que podem ser adquiridos por maus hábitos alimentares.

A diabetes é uma doença silenciosa que também ataca os pets. É um problema hormonal que reduz a capacidade do sangue de metabolizar o açúcar. Pode acontecer de duas formas: primeira quando as células do pâncreas não produzem insulina suficiente, precisando de reposição diária do hormônio. A segunda maneira é quando o corpo produz insulina e não utiliza de forma correta o hormônio.

O proprietário deve ficar atento a alguns sintomas que sinalizam o diabetes, como: aumento da produção de urina, da fome e sede, catarata e emagrecimento.

A ocorrência de diabetes tem aumentado nos últimos anos em cães, sendo mais comum em animais de meia-idade (com mais de sete anos) e em fêmeas (possuem maior predisposição à doença).

Já no caso da obesidade, o animal pode adquiri-la por diversos motivos: superalimentação, hipotiroidismo, lesão no hipotálamo que prejudica o cão a perceber que está saciado. Essa doença provoca a diminuição da resistência do animal, além de transtornos no aparelho locomotor, dificuldades cardiopulmonares, problemas reprodutivos, predisposição ao diabetes em gatos, enfermidades infecciosas e transtornos cutâneos.

Ingredientes naturais compõem rações.

O mercado já conta com opções de rações com ingredientes naturais, sem adição de corantes nem conservantes químicos.

O Grupo Guabi, um dos maiores produtores de rações e suplementos do país, tem a linha Guabi Natural é um produto natural, que garante o balanço entre a restrição calórica e o fornecimento de quantidades ideais de nutrientes, compensando os efeitos da redução alimentar. Sua formulação possui alta quantidade de proteína, baixa gordura e L-Carnitina, que proporcionam uma menor ingestão de energia, auxiliando na perda de massa gorda e na manutenção de massa magra.

O uso de fibras específicas em sua fórmula aliadas à utilização de fontes de amido de assimilação lenta, como o sorgo e a lentilha, contribuem para o controle da glicemia. O produto pode ser encontrado nas versões cães e gatos obesos e diabéticos.

Quanto mais rapidamente forem detectados os problemas em pets, melhores serão os resultados do tratamento, que deverão ser acompanhados pelo veterinário.

Artigo AnteriorPróximo Artigo