Artigos

Respeito pelos animais: dicas de como se comportar em um zoológico

Além de ser uma ótima forma de entretenimento para as crianças e toda a família, a presença e construção de novos zoológicos trazem benefícios para a fauna, por meio de trabalhos científicos desenvolvidos por profissionais da área. Espécies ameaçadas de extinção podem ganhar um segundo lar e receberem tratamento e criação adequados, graças ao processo de reprodução em cativeiro e reintrodução na natureza.

Quer curtir o Zoo? Então respeite os animais. Fonte: Flickr
Quer curtir o Zoo? Então respeite os animais. Fonte: Flickr

Quando visitarmos um zôo, é preciso ressaltar a importância de uma educação e postura adequadas. Barulhos em demasia, gritos, desrespeito com o espaço alheio e produção de lixo jogado no chão são algumas das ações que precisam ser evitada, mas que infelizmente são muitos comuns entre a população.

Respeite a hora de sono de cada animal!

Por mais que você tenha ido ao zoológico somente para ver o leão e se frustrou pois o encontrou dormindo, não o acorde. Diversas espécies dormem durante o dia, e o sono delas é fundamental para o próprio bem-estar. Felinos podem dormir cerca de 20 horas, pois precisam de grande energia para caçar. Evite gritar, bater palmas, assobiar ou jogar objetos. Tais ações apenas irão estressá-los, o que pode causar complicações e doenças. Se você faz questão de presenciar hábitos de bichos noturnos, procure por zoológicos que realizam visitas na parte da noite.

Alimentação

É preciso entender que diversos animais vivem em cativeiros e têm hábitos diferentes de nós. Dessa forma, a alimentação deve ser precisa e restrita. Por isso, não alimente nenhum tipo de animal. Cada um deles possui uma preferência: herbívoros, carnívoros, que se alimentam apenas de dia ou duas vezes por semana, por exemplo.

Outra dica importante é evitar jogar alimentos embalados dentro das jaulas que podem ser bastante perigosos e até fatais. Isso porque muitos bichos poderão comer a embalagem e ter problemas sérios de saúde.

Além disso, música alta e toques de celular pode assustar os bichos, fazendo com que eles se machuquem, pois, como não têm para onde fugir, acabam se chocando contra grades, vidros e paredes onde vivem. Não repreenda os cheiros de cada um deles e nem de seus habitats, pois os animais se comunicam e demarcam seu território por meio do odor da urina. Se observar algum tipo de comportamento desrespeitoso, converse com a pessoa ou chame um funcionário do zoológico. Assim, todo mundo poderá passar bons momentos, conhecendo os animais e se divertindo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo