Artigos

Verão sem complicação

É muito comum nessa época do ano viajar, ir para a praia e aproveitar o calor. Mas não se esqueça que seu pet precisa de cuidados especiais para que ele também possa curtir o verão sem maiores complicações.

Siga as recomendações e bom verão! Fonte: Flickr.
Siga as recomendações e bom verão! Fonte: Flickr.

Um dos perigos dessa estação são as pulgas e carrapatos. O tempo quente ajuda na reprodução desses ectoparasitas e até os seres humanos pode acabar prejudicados se não protegerem seus pets da maneira correta.

As pulgas possuem parasitas que podem causar anemia e doenças de pele no seu pet, já os carrapatos podem transmitir babeisiose, erlichiose e podem até contaminar seres humanos com a febre maculosa.

Além de parasitas, problemas como viroses e a leptospirose são comuns nessa estação, ainda mais com a grande quantidade de chuvas que vem caindo. É preciso atenção pois a segunda condição, se não for tratada devidamente, leva à morte na maioria das vezes.

Viajando

Não são só os seres humanos que sofrem com as altas temperaturas do verão, os animais também precisam de constante hidratação e sombra para que não passem mal com o calor. Se for viajar, pense e planeje todo o percurso levando em consideração paradas para que o cão possa descansar em lugar protegido do sol, beber água e fazer suas necessidades.

Essas dicas são mais importantes ainda se o seu cão sofre de cinetose, ou Náusea de transporte. Nesse caso também é importante ouvir a orientação de um veterinário para que seu pet não sinta desconforto durante a viagem.

Leve seu melhor amigo numa caixa própria para o transporte, que seja do tamanho adequado e que propicie conforto e ventilação durante toda a viagem.

Se você pretende deixar seu pet hospedado num hotel para animais, é fundamental fazer uma avaliação dos possíveis locais de escolha. “Tire as dúvidas quanto às atividades que o lugar proporcionará ao pet, como banhos de sol, passeios, horários de alimentação, convívio com outros animais e converse sobre o temperamento do seu pet e a relação de convívio dele com outros animais”, completa o veterinário Eduardo Pacheco.

Uma dica boa é buscar indicação de amigos que já hospedaram seus pets e consultar um veterinário para se certificar que todas as vacinas do seu animal estão em dia e providenciar proteção contra vermes, pulgas e carrapatos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo