Artigos

Previna-se contra ataques de cobras no verão

O Verão é uma das épocas do ano em que o cuidado precisa ser redobrado em relação à saúde dos animais. É preciso hidratá-los constantemente além de protegê-los do sol forte e evitar que cheguem à exaustão. Além da hipertermia e desidratação, outro perigo que ronda o Verão são os ataques de cobra.

Proteja seu pet e você nesse Verão. Fonte: Flickr.
Proteja seu pet e você nesse Verão. Fonte: Flickr.

Animais termoconfirmistas são aqueles que precisam da temperatura ambiente para regularem a temperatura do corpo, como as cobras. Com o calor intenso as cobras precisam de lugares mais frescos para não aquecerem muito seu organismo e é ai que mora o perigo. Tanto para você quanto para o seu animal de estimação.

Onde elas ficam e como aparecem?

A princípio as cobras podem ser encontradas em chácaras, mas com o desmatamento constante é possível se deparar com elas em condomínios perto de pastagens e matas e até mesmo dentro das cidades.

A principal dica é que cobras são animais que procuram espaços pequenos e escuros para se esconderem. Lixo entulhado, mato alto e montes de madeira são tocas ideais para esses répteis, portanto evite acumular qualquer tipo de material que possa se transformar numa toca. E se você possui uma chácara, mantenha sempre o mato bem aparado e o quintal limpo.

Cobras se alimentam de pequenos roedores. Então, se na sua vizinhança você já ficou ciente de ratos é melhor eliminá-los de vez pois as cobras podem ser atraídas por eles. Outra recomendação é recolher os potes de ração do seu animal durante a noite, porque assim como as cobras, os ratos tem hábitos noturnos. Sem roedores, as chances de encontrar uma cobra na sua casa diminuem bastante.

O que fazer no caso de acidente

Procure se informar sobre quais hospitais ao seu redor possuem soro anti-ofídico. Se ocorrer algum acidente envolvendo picada é recomendado que a pessoa ferida mantenha a calma, deite-se e chame ajuda. Não sugue o veneno para fora do corpo, isso só funciona nos filmes. Chame uma ambulância e certifique-se de que a pessoa picada está calma, se ela ficar agitada a corrente sanguínea acelera e o veneno se espalha mais rápido pelo corpo.

Procure levar uma foto da cobra para o hospital, isso auxilia muito na hora do tratamento uma vez que existem quatro tipos de cobras venenosas no Brasil e um soro diferente para cada uma.

Meu animal foi picado, e agora?

Novamente, informe-se com antecedência sobre quais clínicas veterinárias possuem soros anti-ofídico. Cheque seu animal pela manhã uma vez que a maioria dos ataques de cobra acontece durante a noite. Fique atento aos sintomas.

As Jararacas são causadoras de 90% dos acidentes com picadas. Seu veneno causa necrose no local da picada, edema, bolhas, destruição dos tecidos e uma dor quase insuportável.

Já as Cascavéis têm um veneno paralisante, ao ponto do animal não piscar, e neurotóxico podendo destruir o sistema nervoso, fígado e rins. O tratamento precisa ser bem rápido.

Fique atento aos sintomas e siga as recomendações para proteger tanto a sua saúde quanto a saúde do seu animal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo