Artigos

Proteja sua casa com um cão

19_proteja_sua_casaAnalisados pelo temperamento, físico, coragem, lealdade e resistência a dor, os cães de guarda também apresentam grande afetividade com sua família
Crédito: Gregg

Alguns têm cara de mau, outros são fortes e musculosos e alguns nem tanto assim. Porém, todos têm a mesma característica: são cães de guarda. Analisados não só pelo temperamento forte e físico avantajado, mas também pela coragem, lealdade e resistência a dor, especialistas listaram as dez raças que podem ser consideradas os melhores cães de guarda.

Outras raças também foram citadas como ótimos guardiões para sua família, mas pelo pequeno tamanho ficaram fora da lista. Casos de cães como os Chihuahuas, algumas espécies de Terriers e Schnauzers em miniaturas são considerados de muita bravura, mas, infelizmente, podem ser facilmente dominados por qualquer intruso.

Vamos para os 10 melhores cães de guarda:

10 – Staffordshire Terrier
O Staffordshire Terrier foi originalmente criado para brigar com ursos e touros, e não pode ser confundido com o American Pit Bull Terrier. Há muitas reservas contra essa raça, pois são considerados muito agressivos. Mas os proprietários desses cachorros saem em prol aos animais, dizendo que eles são leais a sua família, e apenas agressivos quando estão protegendo seus donos. Para conseguir uma boa sociabilização dessa raça, é necessário treinamento com humanos (principalmente crianças) e também com cães da raça. A única certeza em meio a essa briga, é que eles metem medo em qualquer intruso que ousar entrar em seu território.

9 – Kuvasz
O Kuvasz é um lindo cão, além de ser forte e extremamente defensor de seu território, com um natural instinto de guarda. Eles são tímidos (não se dão bem com estranhos), mas muito amavéis com os membros de sua “matilha”. O Kuvasz é muito carente, mas tanta carência pode ser revertida em agressividade quando alguém tenta invadir a sua casa. Por isso, não se engane com a beleza desse animal. E se você não for bem-vindo dentro do território dele, é melhor fugir.

8 – Rhodesian Ridgeback
Eles são considerados perfeitos quando o assunto é caçar saltando com forte impulso sobre a presa. São muito inteligentes, mas podem ser muito destrutivos se ficarem em casa sozinhos o dia inteiro. São bem cuidadosos ao disparar um latido, pois quando fazem isso, é melhor você ir investigar. E quando há problema com o seu dono, o Rhodesian Ridgeback torna-se muito agressivo para derrubar o agressor.

7 – Pastor Alemão
Os Pastores são queridinhos em todo o mundo. Com uma inteligência incrível (atualmente o terceiro cão mais inteligente do mundo) e um instinto de proteção tão forte fazem deles os preferidos pelos policiais de todas as partes do mundo. Se treinados com muita eficiência, podem ser excelente companhias para crianças. Mas quando o assunto é um intruso em sua casa, é melhor rezar para a alma do bandido, pois o corpo pode ser estar em apuros.

6 – Schnauzer Gigante
Esse tipo de cão é grande, cheio de energia e forte. Por isso, necessita de terinamento desde filhote, para conseguir domá-lo mais tarde. Os Schnauzers Gigantes tendem a ser bem leais a seus donos, e não estranhe se ele segui-lo pela casa durante o dia inteiro. Tanta cumplicidade torna o Schnauzer Gigante um ótimo cão de guarda.

5 – Puli
Ele tem um visual meio estranho ao se deparar pela primeira vez. Mas, depois de um tempo de convívio, nota-se que o Puli é um cão extremamente dócil. Mas o oposto também é posto em prática, quando ele tem a missão de caçar. É muito ativo, um dos melhores protetores de rebanhos de ovelhas da Hungria. Eles não são tão agressivos, mas a inteligência supera isso, junto com sua lealdade e sua sensibilidade em notar algo suspeito. Quando eles semtem algo de estranho, a tendência de latido é muito alta, fazendo dele um ótimo cão de guarda.

4 – Komondor
Ele mais parece uma bola de algodão gigante, mas também é conhecido pelo alto zelo no lugar onde vive. Mesmo com o visual mais para o meigo do que para o agressivo, ele é muito ativo e é considerado um ótimo cão de rebanho. Quando nota algo estranho com seu lar, o seu faro de protetor entra em cena. O Komondor é conhecido pela sua coragem, independência, lealdade, sendo assim um dos melhores cães de guarda para a sua família.

3 – Rottweiler
O Rottweiler é o nono cão mais inteligente do mundo, e com certeza, um (se não o mais) dos mais bravos. A combinação de respeito e amor a seu lar e instinto de proteção faz dele um ótimo sistema de alarme para sua casa. Além disso, o Rottweiler é muito forte, ativo e resistente a dor. Treinado desde filhote, torna-se uma ótima companhia. Alguns exemplares são usados em terapias para tratamentos de pessoas atingidas pela violência. Mas quando ele é o protetor de seu lar, pode dormir em paz, pois ele cumprirá com eficiência o seu trabalho.

2 – Doberman Pinscher
Quando Louis Doberman cruzou os sangues de um Rottweiler, um Greyhound e um Terrier, ele esperava um cão de guarda que trabalharia com a agilidade de um Terrier. E desses cruzamentos surgiu o Doberman Pinscher. Essa raça de cão não tem um padrão de temperamento definido, a única certeza é que é muito agressivo com intrusos em seu lar. Ele nunca hesita em atacar quem está invadindo seu território, ou quando sua família está em perigo. Sendo o quinto cão mais inteligente do mundo, o Doberman é garantia de segurança.

1 – Bulmastife
O número 1 da lista dos cães de guarda tem uma mistura de 40% de Buldogue e 60% de Mastife. O Bulmastife é caracterizado pela sua lealdade, coragem e intensa proteção com sua família. Sem morder, ele consegue defender seu território somente com seu tamanho avantajado. Sua técnica consiste em derrubar o intruso pulando em cima dele, ou simplesmente barrando o caminho do estranho. Esse tipo de cachorro tem um instinto natural de desconfiança, por isso, não é recomendado ficar sozinho com pessoas desconhecidas. Mas se treinado desde criança pode se tornar um ótimo cão de companhia para a sua família. E o mais engraçado: ele odeia ficar sozinho e gosta de muito carinho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo