Artigos

Crie seu jabuti em casa!

Para quem gosta de jabutis e deseja criá-los em um ambiente seguro e acolhedor, preparamos uma lista de curiosidades sobre o animal para que o futuro dono possa se inteirar de quais cuidados tomar na hora de levar o pet para a casa.

jabuti2014

A espécie pode viver aproximadamente até os 80 anos de vida. Se forem bastante calmos e saudáveis, a estimativa pode subir para os cem anos. No Brasil, existem dois tipos de jabutis: o Geochelone Denticulata e o Geochelone Carbonaria.

O primeiro é de origem amazônica, com escamas amareladas nas patas e na cabeça, com pescoço mais longo do que o do Carbonária – espécie com escamas vermelhas nas patas e na cabeça, encontrada em regiões de vegetação menos densa.

Habitat

É bastante comum encontrar jabutis em domicílios, com fácil adaptação ao cativeiro. Em seu habitat, é preciso ter sombra para que possam se esconder, buracos, piso de areia ou de terra e grama (natural ou artificial), além de água e comida fresca

O lugar também deve ter substrato propício para a desova do animal. Pedras térmicas e iglus de alvenaria são outras opções de moradia. Dentro do iglu, coloque um colchão térmico.

Os jabutis podem ser criados em gramados e jardins, mas é preciso ter cuidado com lagos e piscinas para prevenir afogamentos.

Se cada pet tiver 10 cm de carapaça, a densidade máxima de ocupação é de 10 jabutis por metro quadrado; com 10 à 20 cm de carapaça, é preciso ocupar 10 animais por cada quatro metros quadrados; os de mais de 20 cm de carapaça devem ocupar uma área de 10 animais por cada vinte metros quadrados.

É necessário luz ultravioleta (UVB) de fontes naturais (luz do sol) ou por meio de lâmpadas especiais – que devem ser mantidas a uma distância de 30 cm do animal para que as células da pele absorvam toda a vitamina D3.

Alimentação

Os jabutis costumam se alimentar de frutas, carnes, verduras e legumes. Para os filhotes, procure picar ou ralar os alimentos. É fundamental a complementação de uma ração balanceada e própria para o bicho. 


Saúde

Nunca abrigue-o em ambientes com piso de cimento. A parte inferior do casco pode ficar ferida e entortar as patas. 



O metabolismo começa a diminuir quando a temperatura do animal ficar abaixo dos 18 graus. Como consequência, seus movimentos podem se tornar mais lentos, além de uma perda de apetite.

Por terem o hábito de hibernar, podem ficar mais suscetíveis a doenças. O problema pode piorar se o ambiente em que viverem for úmido, aumentando o risco de pneumonias, com sintomas como: falta de apetite, olhos e nariz com secreção e ruído estridente ao respirar. 


Antes de se tornarem adultos, não é possível identificar o sexo pela aparência.
A sua carapaça por mais dura e resistente que possa aparentar, pode furar ou rachar em acidentes.

Por isso, evite bater ou brincar com ela. Se o dono tiver cães e gatos, observe o comportamento deles com o jabuti e evite que eles mordam as patas do animal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo