Artigos

Aplicativo ajuda a diminuir a incidência de atropelamentos em estradas

Você sabia que, em média, um animal é atropelado a cada 15 segundos em uma rodovia do Brasil? Situação que resulta em 473 milhões de animais mortos todos os anos.

caes_estradas

Com o intuito de alertar motoristas e autoridades responsáveis pela fiscalização de estradas e rodovias do país, pesquisadores da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, desenvolveram o “Urubu Mobile”. Trata-se de um aplicativo desenvolvido para mapear os locais com maior incidência de acidentes envolvendo animais e alertar a sociedade sobre os cuidados redobrados que devem ser tomados em determinados trechos.

Para registrar uma ocorrência, basta baixar o aplicativo e fotografar o animal atropelado. Dados como a posição geográfica onde a imagem foi registrada, data e horário de envio do material são feitos automaticamente pelo sistema. Caso haja dúvida do internauta sobre a espécie acidentada, não há problema, já que todo material enviado será avaliado por especialistas.

Aplicativo “Urubu Mobile”
Aplicativo “Urubu Mobile”

Os responsáveis pela iniciativa pretendem, ao final do projeto, criar um selo de certificação para as estradas, com a intenção de incentivar a redução de atropelamentos e, além disso, uma das maiores preocupações dos pesquisadores é criar estratégias para a conservação da biodiversidade nestas regiões.

O uso do aplicativo tornará estes dois objetivos já que contribuirão de maneira eficaz para o planejamento de novas vias e melhoria daquelas com grande incidência de atropelamentos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo