Artigos

Furões: dóceis, inteligentes e companheiros

Algumas pessoas decidem ter um animal de estimação e optam por animais diferentes de cachorros e gatos. Mas, e se você decidir comprar um furão? Será que ele se adapta ao seu estilo de vida?

O furão não é muito diferente em termos de necessidades se comparados com cachorros ou gatos, mas se você for comprar um saiba que eles precisam de muita atenção. Eles são dóceis, carinhosos, inteligentes e amáveis, mas acima de tudo, são extremamente companheiros e vão querer ficar ao seu lado a maior parte do tempo.

afsdgui

Para comprar um furão é preciso estar preparado tanto para a aquisição quanto para os gastos iniciais. Além do valor da aquisição que pode variar ser acima de mil reais, você terá que pagar por vacinas, veterinário e alimentação. Nos três primeiros meses os custos serão maiores por conta das visitas freqüentes ao veterinário e vacinas. Após este período os gastos diminuem, mas o ideal é sempre manter uma reserva caso haja emergências com o animal.

Se você tem crianças menores de sete anos em casa e quer ter um furão é melhor esperar mais um pouco. Diferente dos gatos e cachorros eles podem reagir de maneira diferente em meio a uma brincadeira infantil. Nestes casos, é importante observar como a criança se comporta ao lado do animal e se ele responde de maneira não agressiva, evitando acidentes.

Se você já tiver outros animais em casa tome cuidado quando quiser levar um furão para o convívio familiar. Para que não haja brigas entre os animais da casa e o furão que está chegando agora a apresentação deve ser feita aos poucos, de forma tranquila e gradual. Pode acontecer do seu gato ou cachorro não gostar do furão por conta da sua espécie e nessas ocasiões podem ocorrer brigas entre eles e algum dos animais ficarem machucados.

Como são roedores, os furões costumam roer e morder tudo o que vêem pela frente. Mas, é possível treiná-los e ensinar o que pode ou não roer e morder. Ensine-o a não morder pessoas e objetos e evite deixar muitos objetos que podem ser mordidos pela casa.

O furão é um animal muito carinhoso e está cada vez mais presente na casa das pessoas como animal de estimação. Se você realmente quer um furão como parte da família, tome as providências necessárias antes e faça dele parte da família. Mas, se existem alguns fatores que ainda te impedem de adotar o furão, espere mais um pouco e garanta uma qualidade de vida e bem-estar para você e para o animal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo