Artigos

Aprenda a cuidar da sua ave no inverno

As aves são muito vulneráveis à queda das temperaturas durante o inverno e devem receber cuidados especiais. A PetMag dá as melhores dicas para manter o seu pássaro aquecido e saudável durante a época do frio.

Gaiolas e viveiros

“Colocá-las para dentro de casa é uma boa solução, e mesmo por dentro a gaiola deverá ser coberta com algum tecido que não permita a passagem de luz e de corrente de ar dentro da casa”, disse a veterinária Renata Gaspar Vieira, especialista em aves. Caso a gaiola seja grande demais para entrar em casa, uma gaiola menor que caiba na residência pode ser usada. No caso de viveiros muito grandes, a melhor solução é ter caixas-ninho dentro do espaço dos animais ou cortinas plásticas em volta do viveiro, para que eles possam se manter aquecidos.

“Os aquecedores podem ser utilizados nas residências onde o clima é muito frio, como na região Sul, ou que tenham piso frio ou úmido”, disse a veterinária. É importante lembrar que o aquecedor deve ficar no meio do aposento, não muito próximo do animal e nunca encostado na gaiola.

Alimentação

Quanto à alimentação, a dieta pode ser modificada para comportar comida com alto teor de gordura, como milho verde, coco seco, nozes, castanhas, pinhão e aveia, principalmente para as araras e cacatuas.

Doenças comuns

“Assim como os mamíferos, as aves sofrem com o frio e as vias aéreas são acometidas frequentemente. Não é raro o aparecimento de pneumonia, acompanhado ou não de secreção nasal”, conta Renata. Como nem sempre as aves espirram, pode ser difícil diagnosticar o problema, e a complicação pode se tornar mais severa, envolvendo o pulmão e os sacos aéreos. “Alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas e vegetais verdes escuros, são excelentes na prevenção do epitélio respiratório, devendo ser administrados como profilaxia de doenças respiratórias”, completa a veterinária.

Artigo AnteriorPróximo Artigo