Artigos

Posso pegar carrapatos do meu pet?

Não apenas cães e gatos sofrem com o aparecimento e males que os carrapatos trazem. Os donos também podem passar por apuros. A febre maculosa, por exemplo, está entre uma das doenças mais perigosas, entre outras zoonoses (doenças transmitidas de animais para os homens).

asfadaf

Ao passear em jardins, gramados e áreas verdes, use roupas compridas, calças e sapatos fechados. Proteja-se com repelente para insetos. Cheque constantemente a presença do parasita no seu pet.

A ixodidiose, gerada pela picada, assim como a saliva do carrapato, é rica em elementos tóxicos que irritam a pele, causando vermelhidão, descamação, febre e paralisias no corpo.

Normalmente, os carrapatos gostam de locais quentes e úmidos, principalmente se puderem ficar nas patas, orelhas e virilhas dos animais. A transmissão de bactérias, vírus e protozoários pode desencadear diversas infecções. Existem mais de 15 espécies de carrapatos registradas que parasitam em humanos. Veja as mais comuns a seguir:

Doença de Lyme

A doença de Lyme ocorre quando carrapatos infectados por ratos atacam animais domésticos. Eles costumam ser pretos e pequenos, o que facilita a entrada no corpo humano. Para que haja a transmissão, o carrapato deve permanecer na pele da pessoa até o período de 36 horas. Os sintomas incluem: fraqueza, febre, problemas cardíacos, no sistema nervoso, dores musculares e de cabeça.

Febre maculosa

A febre maculosa é causada por bactérias transportadas pelos carrapatos, que devem permanecer nas pessoas por mais de 20 horas, causando dores de cabeça e musculares, febre, calafrios, e estado de confusão.

Como matar um carrapato?

Para eliminar um carrapato, siga as seguintes recomendações: pegue-o com uma pinça pela cabeça ou pela boca e puxe-o. Não o esmague para que o sangue não se espalhe, nem os ovos. Não deixe a cabeça na sua pele. Aplique álcool, iodo ou parafina para que ele se solte com maior facilidade. Use luvas, algodão ou papel. Lave a área com sabão, onde o carrapato permaneceu, além das mãos. Se você não conseguir extrair a cabeça, peça ajuda a um veterinário.

Artigo AnteriorPróximo Artigo