Artigos

Por que os gatos comem grama?

Todos nós já percebemos a quantidade de horas por dia que gatos tomam o seu “banho de gato” a lambidas, não é mesmo? Está é uma atividade muito prazerosa e higiênica que dá prazer aos gatos e favorece a saúde, mas este banho acumula pelos soltos que são engolidos pelos gatos.

fdgs

Estes pelos vão para a garganta e estômago dos animais e em pouco tempo se alojam e criam bolas de pelo, que prejudicam na hora de comer, digerir os alimentos e defecar. Devido a este incômodo, os gatos procuram grama.

A grama contém fibra vegetal e ajuda no trato intestinal e na remoção das bolas de pêlo. Quando os gatinhos comem grama eles se sentem mais aliviados e o sistema digestivo passa a trabalhar melhor.

Mas não é qualquer grama que o seu gatinho pode comer. Plantas do jardim muitas vezes podem ser tóxicas para o animal, causando reações alérgicas e até levar a óbito. Por isso, preste atenção no tipo de grama que o seu gato está comendo.

Plantas como Hera, Costela-de-Adão, Comigo-Ninguém-Pode e Babosa são usadas como enfeites de casa, mas devem ser mantidas longe do alcance dos gatos, assim como as flores Copo de Leite, Bico de Papagaio, Lírio, Hortênsias são lindas, porém tóxicas.

Se já tiver gatos em casa ou apartamento existem vasinhos com gramas a venda ou sementes que podem sem plantadas no jardim em vasos médios.

A grama de milho de pipoca é a favorita dos gatos. Para plantar é só colocar os milhos de pipoca, não pode ser de micro-ondas, em um vasinho com terra adubada e molhar até ela crescer uma boa altura. Considerem comprar graminhas também, elas são produzidas especialmente para gatos e contém fibras naturais e nutrientes que ajudam o organismo do pet.

A grama demora alguns dias para crescer até o tamanho ideal e só então você deve servi-la ao gatinho. Mantenha a terra sempre úmida e deixe o bichano se deliciar. Eles adoram e se esbaldam com a brincadeira saudável.

Artigo AnteriorPróximo Artigo