Artigos

Bebedouro é opção para estimular gatos a beberem mais água

Quem nunca reparou a felicidade dos gatos quando vêem água corrente não sabem o que é alegria felina. Ainda que seja novidade para muitas pessoas, para os donos de gato já não é mais.

Muitos gatos amam tomar água corrente. Acredita-se que deve estar relacionado ao movimento da água e por ela estar sempre fresca, mas, mesmo assim existem gatos que gostam da água do bebedouro e outros que se atrevem a beber somente água da torneira, deixando seus donos em uma situação muito delicada, afinal não é sempre que estarão em casa para abrir e fechar a torneira.

adgfhgk

Abrir a torneira para seu gato beber água provoca desperdício. Deixá-la aberta o dia todo é uma atitude impensável em qualquer época, ainda mais com a crise hídrica atual.

Estimular o consumo de muita água por parte dos felinos é importantíssimo para evitar problemas renais e urinários, muito comuns nestes animais. Os gatos têm paladar exigente, por isso muitas rações têm grande quantidade de sal em sua composição, deixando-as mais palatáveis e provocando o aparecimento de problemas renais.

Pensando no conforto dos gatos, na praticidade e economia de água, surgiram os bebedouros automáticos. Com rotação de água, eles armazenam e mantêm a água sempre fresquinha para os felinos.

Atualmente existem diversos tipos de bebedouros para gatos no mercado. Eles vão desde fontes com uma variedade grande de designs até bebedouros automáticos, ligados à energia elétrica que comportam de 500 ml até 3 litros de água.

Pense em uma gamela comum, você já parou pra pensar que o gatinho não bebe toda a água colocada pra ele e que a troca deve ser feita ao menos uma vez por dia? Com o bebedouro ou uma fonte além da água estar sempre fresquinha a reposição não precisar ser feita com tanta frequência. Isso porque, como o gato beberá mais água e você completará o conteúdo mais vezes, a renovação é constante. Lavar o filtro do aparelho e seus componentes uma vez por semana e trocar toda a água a cada 3 dias é suficiente.

A troca do bebedouro convencional para a fonte ou bebedouro com rotação deve ser feita de maneira gradual. Muitos gatinhos não conhecem o novo método e podem estranhar e até rejeitar. Por isso, ofereça água ao pet das duas formas. Nunca deixe faltar água limpa e filtrada para os seus bichanos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo