Artigos

Cães enxergam donos como seus pais

Para você, seu cão é como um filho? Se a resposta é sim, a ciência dá a boa notícia: para seu cão, você também é como um pai (ou mãe).

Isso explica porque seu cachorro age como uma criança, mesmo se ele já seja idoso.

donos

Foi realizado um experimento com 22 cachorros em uma pesquisa liderada pela veterinária Lisa Horn, da Universidade de Viena, na Áustria. Os cães foram separados em três grupos: um terço ficaria sem o dono, enquanto os outros seriam acompanhados por eles – mas parte dos donos deveria se manter em silêncio, e outra parte encorajaria os cães a fazerem atividades. Tudo o que os peludos precisavam fazer era interagir com alguns brinquedos. Em troca, claro, comida.

Os cachorros acompanhados por seus donos passavam muito mais tempo brincando. Por outro lado, nem a comida motivava os cães sem os tutores.

A pesquisadora reaplicou o teste, agora com os donos substituídos por pessoas desconhecidas. Nenhum dos cães mostrou muito interesse pelos brinquedos na nova fase do estudo.

donos de cães

Para Horn, os testes provam a existência da “área de segurança”. Ou seja, os cães se sentem mais seguros, confiantes e confortáveis com seus dos donos ao lado. Sem eles, tudo fica mais sem graça. E é exatamente o que ocorre na relação entre pais e filhos pequenos: o “efeito de base segura” encontrado na relação dono-cachorro, assim como na relação criança-pai.

Quem tem animais em casa sabe bem como eles agem feito crianças muitas vezes, não é verdade?

Artigo AnteriorPróximo Artigo