Artigos

Por que os cães reagem quando veem TV?

A curiosa questão partiu de um editor de fotos do portal da National Geographic, que procurou saber o motivo do animal de estimação de sua irmã, um poodle, prestar tanta atenção à televisão.

“O pet enlouquece sempre que algum animal aparece na TV. Como ele os reconhece na televisão, e por que ele tem uma reação tão forte?”, perguntou-se.

caes veem tv

Cachorros domésticos podem assimilar imagens da televisão do mesmo jeito que nós fazemos, e são inteligentes o suficiente para reconhecer imagens de outros animais assim como eles fariam pessoalmente.

Um estudo de 2013 publicado no jornal Cognição Animal relatou que cães podem identificar imagens de outros cachorros entre imagens de humanos e outros bichanos usando seu próprio senso de visão e percepção.

Entretanto, existem algumas diferenças entre nós e o melhor amigo do homem. Os olhos dos cães registram imagens mais rápido em comparação aos humanos. Nos aparelhos de televisão antigos a velocidade e quantidade de frames é bem menor, se o cachorro assistir algo neste tipo de aparelho, parecerá um filme antigo, como aqueles dos anos 20, diz Nicholas Dodman, veterinário comportamental da Universidade Tufs, em Massachussetts.

Outra diferença é a visão dicromática dos cães, eles apenas enxergam uma série de variáveis de duas cores primárias, azul e amarelo. A visão do humano é tricomática. Nós vemos uma diversidade de cores, de acordo com a Universidade de Binghamton.

Existe um canal de televisão a cabo chamada DogTV e tem como seu público-alvo, os cães. Os pets ficam interessados, pois o canal é em HDTV, e possui um número maior de frames, além da cor ser especialmente adaptada para a visão dicromática dos cachorros.

O canal possui modos de relaxamento, onde são mostradas imagens de cachorros descansando em um espaço com grama; estimulação, onde são mostradas cenas de cachorros surfando no norte da Califórnia; e exposição onde é mostrado cenas de cães reagindo a barulhos de campainhas e obedecendo a comandos em situações em seu lar.

Então da próxima vez que você pegar seu cachorro na frente à televisão, saiba que ele pode estar efetivamente assistindo à programação.

Artigo AnteriorPróximo Artigo