Artigos

Hormônio é responsável por tornar cão o melhor amigo do homem

Quem já teve um filho, conhece bem este hormônio, a Ocitocina. Ela está presente nas contrações do parto e atua no reflexo da lactação. É produzida pelo hipotálamo e ainda influencia as funções neurocomportamentais.

hormônio é responsável pela amizade entra cão e homem

Existem alguns estudos científicos que relatam a ação deste hormônio em relação aos comportamentos ligados ao stress social e a ansiedade. Mas é mais comumente conhecido como o hormônio do amor, pois aumenta as ligações afetivas entre casais.

Um recente estudo mostrou a influência da Ocitocina na habilidade dos cães em obedecer ordens de comando dada por humanos.

Na pesquisa foram avaliados 31 cadelas e 31 machos. Todos eram animais de estimação. Foram duas rodadas de testes após ter sido administrada a Ocitocina em spray nasal e um placebo; uma solução salina.

O objetivo era achar o petisco escondido entre duas tigelas com dicas e comandos. Os cães que receberam o spray obtiveram melhor desempenho.

Os pesquisadores afirmaram que afagar e conversar com o cachorro por apenas três minutos é suficiente para aumentar os níveis de Ocitocina, tanto nos cachorros quanto nos humanos.

O estudo concluiu que a Ocitocina ajuda a manter uma conexão e ligação maiores entre os cachorros e nós.

Artigo AnteriorPróximo Artigo