Artigos

O enigma por trás dos acumuladores de animais. Amantes ou monstros?

Ao imaginar um acumulador de animais, a imagem estereotipada de uma senhora idosa que vive sozinha em meio a milhares de gatos é a mais lembrada.

Esta imagem pouco retrata a realidade. Ela perde-se na figura de homens e mulheres,sem distinção de status social ou idade.

Há casos registrados de acumuladores de gatos e cachorros, mas também existe o caso de uma mulher que tinha muitos porcos, e outra que encomendava castores de outra cidade.

acumuladores de animais

Os casos são impressionantes e, antes de fazer algum julgamento, devemos tentar compreender a situação para, dentro de nosso alcance, tomar alguma atitude.

Os acumuladores, em sua maioria, acreditam que são responsáveis por salvar os gatos e cachorros, mesmo não tendo espaço e comida suficiente. Porém, nem sempre são amantes de animais.

Na maioria das vezes, sofrem algum tipo de desordem psiquiátrica, como transtornos obsessivos compulsivos, por exemplo.

A pessoa não percebe seu problema e oferece resistência para que seus animais sejam levados para serem tratados ou doados. Possuem extremo apego por eles.

Também não reconhecem passar algum tipo de necessidade em criar tantos bichos, mesmo estando óbvio para quem olha de fora.

Os gatos, por serem seres independentes, pequenos e “fáceis” de criar são um dos alvos preferidos dos acumuladores.

varios animais

Quando há sofrimento animal, sem dúvidas uma atitude deve ser tomada. Você pode contatar uma ONG para eles tentarem dialogar e tratar alguns animais com urgência, mas a responsabilidade é do serviço público.

Portanto, não deixe de avisar as autoridades e a Prefeitura. Veja como denunciar casos de maus-tratos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo