Artigos

Cães são capazes de detectar 98% dos casos de câncer de próstata

Para quem duvida, mais uma prova de que o cachorro é o melhor amigo do homem. Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Urology, os cachorros podem diagnosticar câncer com notável precisão a partir de amostras de urina.

caes-detectam-cancer-de-prostata

Dois pastores alemães fêmeas foram treinados por pesquisadores para detectar substâncias químicas ligadas ao câncer de próstata presentes na urina. Elas farejaram amostras do material de 900 homens, descobrindo que 360 tinham câncer de próstata e 540 não.

Uma das cadelas chegou 98,7% de acertos dos casos. A outra ficou em 97,6%.

Os autores do experimento querem aprimorar a técnica para uma aplicação prática no futuro.

Atualmente, para se chegar a um diagnóstico de câncer de próstata, os homens deve se submeter aos exames de toque retal e PSA, seguidos de confirmação por biópsia.

O exame anual de PSA contribui para detectar a doença antes de ela se manifestar, no entanto, a precisão do diagnóstico não evoluiu muito nos últimos tempos.

Por volta de 70% dos pacientes com PSA elevado que passam pela biópsia não são portadores de câncer. Fora que 20% dos pacientes de câncer de próstata têm níveis normais de PSA. Ou seja, o diagnóstico com cães, se estudado e desenvolvido, pode ser de grande importância para a medicina e, principalmente, para os homens.

De acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva –, o câncer de próstata é o segundo tipo mais letal entre os homens, com cerca de 1,1 milhão de casos novos em 2012 e 9,39 mortes a cada 100 mil registradas no mesmo ano.

Artigo AnteriorPróximo Artigo