Artigos

Os animais conseguem reconhecer-se no espelho?

Esta questão parece ser simples, mas há vários anos é tema de estudos da área da psicologia. Quando nos olhamos e reconhecemos nossa imagem refletida, utilizamos nosso senso de percepção e reconhecimento. E isso indica um dos mais importantes aspectos da consciência.

cachorro-se-olhando-no-espelho

Os humanos não nascem com a habilidade de reconhecer-se no espelho, ela é desenvolvida inicialmente entre os 18 aos 24 meses de idade.

O que vemos muito em vídeos espalhados pela internet é que os animais, em sua maioria gatos e cachorros, ao verem-se pela primeira vez, latem, rosnam e até chamam para brincar. Sem resposta alguma, eles acabam deixando para lá.

Mas antes de falarmos sobre os gatinhos e os cachorrinhos, voltemos a um estudo científico feito pelo Dr. Gordon Gallup Jr para entendermos melhor a classificação de animal consciente.

Em seu estudo, ele colocou um espelho na jaula de chimpanzés de um zoológico. Depois, os anestesiou e pintou duas marcas em suas faces, acima de uma de suas sobrancelhas e orelha.

Ao olharem-se no espelho eles agiram como crianças, tocaram seus rostos e as partes pintadas enquanto admiravam seu reflexo. Segundo Gallup, isso quer dizer que eles são autoconscientes, portanto, mais inteligentes. Orangotangos, gorilas e golfinhos também demonstram o mesmo tipo de reação.

A Universidade do Colorado, observando o resultado negativo do teste do espelho de gatos e cachorros, levantou uma explicação: os cachorros e gatos são menos afetados por estímulos visuais do que humanos e macacos.

Alguns cientistas dizem que os gatos e cachorros não interpretam seu reflexo como sendo de outro animal, pois eles não sentem o cheiro de suas imagens refletidas. E isso não os torna menos capazes ou tendo menos consciência, eles apenas não possuem a vaidade dos humanos e pouco se importam com a imagem espelhada.

Artigo AnteriorPróximo Artigo