Artigos

Como cuidar bem da sua iguana

Alimentação

Na natureza, as iguanas se alimentam basicamente de folhas, flores e alguns frutos. Portanto, nossa principal preocupação quanto a alimentação das iguanas em cativeiro deve ser quanto a diversidade.

Portanto, mesmo que se alimente a iguana basicamente com ração industrializada apropriada para iguanas, não se pode negligenciar a variedade. Por esse mesmo motivo não podemos deixar que elas se alimentem quase que exclusivamente de folhas de alface.

Bons alimentos para os iguanas seriam: nabo, brócolis, couve, cenoura, espinafre, batata doce, abóbora, abobrinha, agrião, salsa, acelga, manjericão, chicória, quiabo, pêra, maçã, cogumelo, figos, mamão, abacaxi, tomate, laranja, etc. Além de algumas flores como: bordo colorido, dália, lírio amarelo, gerânio (flores e folhas), uva (folha e frutos), hibisco (flores e folhas), chagas (flores e folhas), rosas (pétalas).

Os iguanas têm suas preferências e, se deixarmos que escolham o que comer, podem acabar tendo problemas nutricionais. Portanto, o melhor meio de garantir que se alimentem adequadamente é fazer uma salada básica com os vegetais realmente necessários absolutamente triturados e misturados, e oferecer-lhe seu alimento preferido só no final do dia, como uma sobremesa.

Cuidados

  • Nunca deixe seu iguana sozinho em lugares que tenham coisas em que elas possam cair, ou que tenham pequenos buraquinhos que sejam grandes o bastante para que o iguana entre, pois ele pode ficar preso.
  • Matenha o terrário limpo, tente limpá-lo no mínimo uma vez por semana.
  • Na hora de preparar o alimento, disponibilize vários tipos, como verduras, frutas, ou seja, faça com que o animal possa escolher, e ao mesmo tempo tenha todo tipo de proteína, vitamina, etc.
  • Se você tem mais algum animal de estimação — como um gato —, certifique-se de que ele não tenha acesso ao lugar onde fica o iguana, para que não haja perigo de brigas. Isso porque é bem provável que o iguana “apanhe” do gato. Certifique-se de que, quando você sai, eles não possam se “encontrar”.
Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments