Artigos

Estudo promete decifrar a língua dos gatos

O modo como os animais se comunicam já foi alvo de diversos estudos. Apesar disso, nenhuma pesquisa avançou o suficiente no entendimento da linguagem animal. Cientistas da Universidade de Lund, da Suécia, decidiram ignoram os maus resultados e dar início a um estudo que, até 2021, determinará como decifrar todo o idioma felino.

Flickr
Estudos já concluíram que a entonação do miado varia de acordo com as emoções do gato.

O que se sabe hoje é que diferentes emoções têm diferentes entonações de miado. Além disso, alguns estudos anteriores pregam que o miado é uma forma que os gatos desenvolveram para se comunicar exclusivamente com humanos, já que gatos selvagens param de miar quando atingem a fase adulta e não precisam mais chamar a atenção das mães para conseguir alimento e conforto.

“Parece que os gatos variam a entonação e a melodia dos miados de maneira consciente, provavelmente para transmitir uma mensagem específica, aumentar a urgência do que desejam ou para demonstrar emoções”, conta Susanna Schötz, especialista em fonética e uma das líderes do estudo.

Na primeira etapa da pesquisa, a equipe da universidade sueca gravará as reações de 50 gatos em diferentes locais e situações para identificar com o humor afeta o miado, quando estão satisfeitos, amistosos, felizes, famintos, irritados ou raivosos, por exemplo. Será o primeiro esforço na tentativa de identificar diferenças nos padrões fonéticos.

O objetivo da empreitada é ajudar os tutores a se comunicarem com os felinos, fazendo com que os humanos saibam o que os animais querem e sentem, possibilitando uma resposta mais eficiente e afetiva.

“Queremos saber se os gatos preferem quando conversamos com eles como se fossem animais ou como se fossem adultos. Eles gostam mais de vozes de crianças ou de adultos? Ainda não descobrimos, mas chegaremos lá”, sentencia Schötz.

Fonte: Revista Galileu

Artigo AnteriorPróximo Artigo