Artigos

Teoria propõe que cães não teriam sido domesticados pelos homens

Os cachorros se aproximaram dos homens quando perceberam que poderiam conseguir comida fácil com eles. Pensando assim, podemos dizer que os seres humanos nunca domesticaram cachorro nenhum. É o que propõe uma teoria sobre o relacionamento entre animais e humanos proposta por dois biólogos especialistas em cães, Raymond Coppinger e Lorna Coppinger.

Reprodução/Flickr
Os cães teriam se aproximado dos humanos quando perceberam que ganhariam comida e proteção.

Segundo eles, o relacionamento entre humanos e cachorros teria partido dos cães, não de nós. Valia a pena se adaptar aos homens do que ter que ir atrás de comida e proteção. O casal vai na contramão de outros pesquisadores. A maioria deles acredita que alguns caçadores e coletores viam nos lobos uma utilidade, já que eles poderiam ajudar na caça. Então, começaram a alimentá-los e domesticá-los. Os dois lados gostaram da relação, então se tornaram melhores amigos.

Mas a vida dos cachorros de rua pode mostrar o contrário. Os Coppinger analisam a dinâmica desses animais. E com uma razão científica: eles se parecem muito mais com os primeiros lobos domesticados do que com os cachorros que vivem em casas.

Eles perceberam que nem todos os cães sofrem por não ter um lar, exceto quando os humanos resolvem maltratá-los. Alguns vivem em grupos, enquanto outros vagam sozinhos. Outros ficam em um só lugar, ganham comida de moradores e passam anos por lá e, mesmo quando alguém tenta adotá-los, os animais voltam para a vida livre.

Fonte: Brasil Post e Superinteressante

Artigo AnteriorPróximo Artigo