Artigos

O que a iluminação tem a ver com o meu aquário?

http://www.flickr.com/photos/moorthygounder/ - Cuidado com o tipo de luz que você vai usar em seu aquárioCuidado com o tipo de luz que você vai usar em seu aquário
Crédito: http://www.flickr.com/photos/moorthygounder/

Como podemos perceber, peixes não possuem pálpebra, logo, se mantivermos o ambiente iluminado o tempo todo, eles não conseguirão dormir e ficarão estressados. Em média, durante um dia a iluminação solar dura de 6 a 8 horas, o que é aproximadamente o período adequado para mater o aquário iluminado.

Para aquários plantados as exigências são ainda maiores, pois devemos compreender que plantas precisam de luz para realizar a fotossíntese, logo existe um tempo mínimo e uma quantidade mínima de luz a ser aplicada.

As lâmpadas também precisam ser adequadamente escolhidas: são mais indicadas as comuns (fluorescentes de tubo) com temperatura de cor na faixa de 5200K a 6500K, ou lâmpadas especiais para aquários; também podem ser usadas lâmpadas compactas econômicas (PL) na mesma faixa de temperatura de cor já mencionada acima. As lâmpadas comuns tem luz branca, as especiais são rosadas ou azuladas. Os picos de cor do espectro luminoso que são utilizados pelas plantas aquáticas para fotossíntese são respectivamente o azul e o vermelho.

Corais muitas vezes necessitam de iluminação especial para sobreviver, como a água do mar tem densidade diferente da água doce o pico de cor usado pelos organismos marinhos é o azul, deste modo as lâmpadas indicadas para os aquários marinhos ficam na faixa de 10.000K e tem tom azulado.

Artigo AnteriorPróximo Artigo