Mercado Pet

Proteja as articulações do seu cão

27_proteja_as_articulacoesMedicamento ajuda na prevenção e tratamento de doenças osteoarticulares
Crédito: Divulgação

Assim como muitos idosos, cães também podem apresentar problemas como artrite, artrose e inflamações nas articulações. Os primeiros indícios podem se manifestar como tremores dos membros, dor local, estalos, além do cão mancar durante as caminhadas. Outros sinais são dificuldade para subir, pular e se locomover.

Além da idade, o fator peso também pode influenciar no aparecimento dessas doenças, já que sobrecarrega as articulações do animal. Até a genética do cachorro pode influenciar. De acordo com Isabella Vincoletto, médica veterinária da Vetnil, algumas raças como Rottweiler, Pastor Alemão e Labrador têm pré-disposição genética para desenvolver um problema articular.

Quando diagnosticada na fase inicial, a doença pode ser tratada com medicamentos semelhantes aos ministrados aos seres humanos. É o que explica Isabella: “o uso de produtos orais, formulados com sulfato de condroitina A e seus precursores, como a glucosamina, são de extrema importância para resultados satisfatórios na prevenção e no tratamento das enfermidades osteoarticulares. O Condroton, da Vetnil, é recomendado para uma condro-reparação (regeneração dos elementos perdidos durante os processos de desgastes) e uma condro-proteção (proteção dos compostos formados e/ou existentes na articulação) da articulação lesada”.

É preciso também ficar atento para pequenos cuidados: “o cão idoso que apresente qualquer quadro ou sintomatologia articular não deve ser exposto às variações de temperatura e superfícies lisas. Esses descuidos e uma dieta irregular são as principais causas do aparecimento de doenças que comprometem as articulações”, explica a veterinária.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments