Artigos

Trovões: como acalmar seu pet

26_trovoes_como_acalmar_01Para evitar o pânico, os donos devem passar segurança para os animais durante os raios e trovões
Crédito: Caren’s Photo Trip

Poucas situações são tão intimidadoras para cães e gatos quanto o barulho provocado por raios e trovões. Isso acontece principalmente pelo instinto de preservação deles, que associam a tempestade à situações de ameaça e perigo. Nesse sentido, fica claro entender o porquê não são raros os casos de animais que se escondem, ficam agressivos ou mesmo se desesperam aos primeiros indícios de chuva. O que poucos sabem, no entanto, é como agir nessas situações.

Alida Gerger, médica veterinária especialista em comportamento animal, do Cão Cidadão, orienta que durante as tempestades, o melhor a fazer é transmitir segurança para o bicho e desaconselha pegá-lo no colo, fazer carinho, ou mostrar compaixão. “Sofrer junto com o pet pode significar para ele que o dono também está com medo, tornando a situação mais assustadora ainda”.

De acordo com a especialista, o melhor que o dono deve fazer é demonstrar seu cuidado de uma forma calma e tranquila, com postura segura. “Se o animal quiser se esconder, deve-se deixá-lo e o local escolhido deve ser respeitado também”, orienta. Uma dica prática dada por Alida é proteger o local onde o pet decidiu se esconder. Vedar portas e janelas com material anti-ruído e bloquear os vidros com cortinas para que os animais não vejam os relâmpagos também são recomendados.

Outra boa dica é deixar um som ambiente para distrair o animal da chuva. “O ideal é o pet ser acostumado a brincar e se divertir nesse local, principalmente quando não houver tempestade, assim ele relacionará o ambiente com situações prazerosas e seguras”, explica Alida.

Vale lembrar que as dicas também servem para gatos e até mesmo para aves. Mais especificamente no caso dos pássaros, mantê-los longe das janelas e utilizar capas para cobrir a gaiola evitam que o animal se estresse durante as tempestades. E como nem todos os bichos apresentam sinais claros de que estão com medo, a veterinária enumera os principais sintomas: “cães manifestam medo de trovões de várias formas, sendo as mais comuns com tremores, salivação, aumento dos batimentos cardíacos e da frequência respiratória e tentativas de fuga. É provável que esse comportamento também ocorra em gatos, mas os sintomas são menos evidentes e podem passar despercebidos”.

Tratamento e segurança

26_trovoes_como_acalmar_02Especialista orienta a não pegar o cão no colo durante as tempestades
Crédito: TheGiantVermin

Apesar das dicas de como adaptar o animal a situações de barulho, a médica veterinária admite que nem sempre a tarefa é simples. Tanto que, em muitos casos, a terapia comportamental pode ser aliada ao adestramento e até mesmo ao uso de medicamentos calmantes. “Através de adestramento o animal aprende comandos de tranquilidade e compreende as situações nas quais o dono está no controle, e quando utilizamos os mesmos exercícios nos dias de crise, eles tendem a se acalmarem mais rapidamente”.

Quanto ao uso de calmantes, Alida é clara ao afirmar que apenas um profissional capacitado saberá as quantidades adequadas para cada animal e caso. Mas como esse tipo de tratamento é aplicado em último caso, a especialista dá uma outra dica para contornar o medo. “Uma coisa bacana a se fazer é sempre comemorar com brincadeiras e petiscos toda vez que ouvirmos barulhos de trovões, tentando tirar o foco e mostrando o quanto uma tempestade pode ser ‘divertida’”.

Para finalizar, a veterinária adverte para os cuidados com o pet durante uma tempestade, que pode tornar-se agressivo caso o dono queira retirá-lo de sua zona de segurança, causando riscos tanto ao proprietário, quanto para ele próprio. “O dono deve considerar a segurança do animal, já que alguns são um risco. Têm aqueles que no desespero podem se ferir tentando passar por portas de vidro, portões de lanças ou pulando de lugares altos”, explica.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments