Artigos

Folia com segurança para o seu pet

Folia com segurança para o seu petAnimais não devem ser expostos ao sol ou usarem fantasias pesadas durante os dias de folia
Crédito: Nicki Dugan

Os amantes de carnaval estão em contagem regressiva para a chegada da festa, e a animação é tanta, que sobra até mesmo para os animais de estimação. Não satisfeitos em se fantasiarem e saírem pelas ruas seguindo os blocos carnavalescos, alguns donos preferem levar seus bichos à tiracolo. Mas como os animais não sabem o que é carnaval, provavelmente vão estranhar ver tanta gente, sem contar na irritação de vestir fantasias desconfortáveis e pesadas.

Para o médico veterinário Mario Marcondes, diretor do Hospital Veterinário Sena Madureira, é preciso “ter muito cuidado com as fantasias e até mesmo para tingir os pelos dos animais, pois tudo isso pode causar irritação e intoxicação na pele”. Ele também destaca que com as altas temperaturas, é preciso tomar cuidado com a desidratação, procurando oferecer água fresca em abundância, não esquecer do filtro solar e evitar expor os pets ao sol.

O veterinário explica ainda que o ideal seria não levá-los em blocos de carnaval, mantendo os animais na calmaria e segurança que eles estão acostumados, com o objetivo de evitar o estresse desnecessário e a temida hipertemia, que pode ser mortal. “É bastante comum no carnaval os donos que levam seus bichos e andam quilômetros com o animal fantasiado. Contudo, esses são fatores para ele desenvolver a síndrome de hipertermia, evoluindo para uma crise de falta de ar, e não raramente evoluindo para convulsão e morte”.

Para evitar maiores chateações no carnaval, deve-se refrescar o animal constantemente e parar sempre em local sombreado. Ideal mesmo seria manter seu cãozinho em local seguro, fresco e longe de tanta agitação. Mas caso o desejo de ver o animalzinho fantasiado seja grande, a PetMag elaborou algumas dicas para escolher a vestimenta adequada e os sinais que o dono deve observar no cãozinho, durante as comemorações.

Praticidade

Procure acostumar o animal com roupinhas desde pequeno, assim, as chances dele estranhar a fantasia será muito menor. É importante também estrear a vestimenta de carnaval muitos dias antes da comemoração, para que o cãozinho não fique incomodado e irritado com a nova roupinha.

Sinais de ansiedade

Os cães fantasiados e incomodados dão sinais fáceis de identificar, informando que não estão satisfeitos com a fantasia. Lembre-se que apesar de ser engraçadinho ver seu pet de palhacinho, é preciso respeitar caso ele não queira permanecer vestido. Se o cão começar a se sacudir, morder a roupa, latir, entre outros sinais, a fantasia deve ser tirada imediatamente.

Segurança

Algumas fantasias podem ter botões que se soltam com facilidade, além de fitas que podem causar sufocamento nos animais ou fazer com que eles tropecem. Fique atento a esses detalhes.

Leveza

É bom ficar alerta na escolha dos tecidos da roupinha e se ela está no tamanho adequado para o pet. Tecidos muito pesados ou longos podem incomodar e causar calor excessivo no animal. Conforto deve ser a palavra fundamental na hora de escolher a fantasia do cãozinho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo