Artigos

Escolha a cama ideal para o seu pet

Local aquecido, seguro e calmo é de extrema importância para o bem-estar dos bichos - Flickr/ CC - jwillierLocal aquecido, seguro e calmo é de extrema importância para o bem-estar dos bichos
Crédito: Flickr/ CC – jwillier

Existem atualmente no mercado pet uma série de cores, tamanhos e materiais diferentes de camas para cães e gatos, e diante de tanta variedade, como saber qual o modelo ideal para o bichinho? Antes de tudo, escolher um local adequado, seguro, calmo e aquecido é de extrema importância para o conforto e bem-estar do animal. Nesse sentido, nada de colocar a caminha, por exemplo, próxima de portas e janelas, devido à corrente de vento.

Outro ponto importante é optar por uma cama que seja fácil de lavar e durável. De acordo com especialistas ouvidos pelo site Petplace.com, o modelo mais recomendado para cães seria uma cama um pouco elevada e isolada do chão, de preferência, recheada com polyfill, um tecido fofo e macio que consegue manter o corpo do animal aquecido.

É muito importante que o pet tenha um lugarzinho reservado para dormir, muito embora, uma pesquisa recente revelou que, no caso dos gatos que vivem nos Estados Unidos, 96% dormem no quarto de seus donos. Desses, exatamente a metade podem dormir na cama, enquanto 38% vão além e dormem no travesseiro do dono.

E como os felinos gostam muito de dormir, estima-se que entre 13 a 16 horas, é necessário que o bicho tenha um local adequado para descansar, principalmente no inverno. E já que os bichanos gostam de dormir em cima de qualquer lugar, desde a geladeira ao sofá da sala, já existem almofadas específicas para eles descansarem. Durante a noite, por instinto de preservação, eles preferem camas totalmente cercadas, como cestas, que dão mais proteção ao bichinho.

Colegas de quarto

Os felinos gostam de dormir em locais protegidos, inclusive, na cama do dono - Flickr/ CC - aoyanOs felinos gostam de dormir em locais protegidos, inclusive, na cama do dono
Crédito: Flickr/ CC – aoyan

Se você não for alérgico a pelos e deseja permitir que seu gato durma em seu quarto, tenha em mente que:

• Os felinos raramente dormem durante toda a noite sem acordar. Eles também costumam levantar bem cedo, por volta das 4h ou 5h. Nessa hora, eles gostam de comer e brincar, portanto, tenha paciência com o bichinho.
• Gatos ficam fascinados com qualquer coisa que tenha movimento, e se isso for sua mão ou pé, pode ser que você acabe arranhado durante a noite
• Embora os gatos sejam extremamente higiênicos, eles precisam ter à sua disposição a caixa de areia

Artigo AnteriorPróximo Artigo