Artigos

Abaixo de zero

Abaixo de zero - CC FlickrAbaixo de zero
Crédito: CC Flickr

O inverno brasileiro começa em meados de junho, mas a população tem convivido com as baixas temperaturas há bem mais tempo. O vento frio, as chuvas e as bruscas mudanças no clima andam mexendo não apenas com a imunidade dos seres humanos. E para manter os bichinhos de estimação livres de doenças e bem aquecidos, a PetMag consultou alguns profissionais que deram uma série de dicas sobre o assunto. Acompanhe!

Vacinação

Não se engane, os ambientes fechados e sem ventilação facilitam a transmissão de micro-organismos nocivos entre os animais. Portanto, os profissionais de canis, pet shops e os donos de cães e gatos precisam tomar algumas precauções para evitar a transmissão de doenças, como a tosse dos canis e a gripe felina. Segundo o médico veterinário Leonardo Brandão, a vacinação anual ainda é a melhor forma de prevenção.

De olho neles

Fique atento a sintomas como espirros, secreção nasal, prostração e febre. Os animais com gripe felina e tosse dos canis também podem apresentar perda do apetite, ocasionando emagrecimento e desidratação. É importante fi car de olho nos bichos, pois o quadro pode evoluir facilmente para uma pneumonia.

Ambiente seguro

Abrigar os animais em locais protegidos da friagem é fundamental para o conforto e segurança deles. O médico veterinário Marcelo Quinzani, do Hospital Pet Care, recomenda que “se o animal dorme em uma área externa é preciso que ele tenha sua própria casinha”. Ele lembra que alguns cães e gatos, mesmo tendo onde se abrigar, preferem dormir ao relento e, se esse for o caso, é preciso prender o animal, principalmente, em dias chuvosos.

Em dias frios, é importante abrigar os felinos em lugar aquecido - CC FlickrEm dias frios, é importante abrigar os felinos em lugar aquecido
Crédito: CC Flickr

Filhotes

Os recém-nascidos merecem atenção redobrada durante o frio. Em dias frios, é importante abrigar os felinos em lugar aquecido. Todos os filhotes, até os dois meses, ainda não têm uma capacidade efi ciente de manter a temperatura corpórea e perdem calor facilmente, como explica o dr. Marcelo. “Eles dependem de abrigo e da energia fornecida pela alimentação, que deve ser oferecida até quatro vezes ao dia”, explica.

Animais idosos

Os cães de idade avançada ou que sofrem com problemas osteoarticulares – artrose, calcifi cações na coluna e hérnia de disco – tendem a sentir mais dor nos dias frios. Estes, assim, como os animais de pelagem curta, devem ser agasalhados. É bom fi car atento aos sinais de dor e difi culdades de locomoção.

Nutrição e exercícios

Se o animal não tiver tendência à obesidade ou ainda problemas decorrentes dela, é permitido aumentar em 15 a 20% a oferta de alimento durante o frio, explica a veterinária Alice Berl. Troque também os horários de passeio nesta época do ano. “Procure levar o animal para rua nos horários ainda quentes do dia e quando o sol ainda está presente, como no início da manhã ou final do dia.”

Banhos

A rotina de banhos e tosas também deve ser alterada em períodos muito frios. Aumentar o intervalo entre um banho e outro, escolher os locais protegidos e dias mais quentes para a limpeza, secar os animais com secadores e deixá-los com a pelagem mais comprida são atitudes que garantem o bem-estar dos bichos. Também é importante ter cuidado com o choque de temperaturas. “Para tanto, mantenha o animal em um lugar protegido durante, pelo menos, 20 minutos depois do banho”, ensina o dr. Marcelo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo