Artigos

O líder da matilha

 -
Crédito: PetMag

Seu cachorro sobe nas visitas, late para desconhecidos na rua ou insiste em fazer xixi fora do lugar adequado? Antes de sair brigando com o cãozinho por aí, saiba que ele pode estar passando por um problema maior do que simplesmente falta de limites.

Segundo o veterinário Marcel Pereira, especialista em comportamento canino, são vários os fatores que levam um animal ao desvio de conduta. “As alterações comportamentais podem ocorrer por diversas causas: doenças, falta de adestramento, desconhecimento sobre psicologia canina, entre outros”.

Confira a seguir os principais problemas comportamentais e as dicas do profissional para lidar com eles.

Ele faz xixi em lugares indesejados

É fundamental que nesses casos o animal seja avaliado por um veterinário, pois é possível que ele tenha alguma doença (alteração na bexiga, uretra ou problema hormonal). Outra causa é a falta de adestramento. Quando esse for o caso, basta ter muita paciência e ser persistente com as técnicas de reforço positivo quando o cão fizer no local certo. Por fim, as causas comportamentais estão entre as mais comuns: dominância, medo, submissão excessiva e excitação. Cada caso deve ser avaliado e tratado de forma diferente. No caso de dominância, é importante que os donos aprendam a assumir a posição de líderes, corrigindo os hábitos indesejáveis por meio de sons e toques. A castração também é indicada, pois retira a influência dos hormônios sobre as questões comportamentais.

Ele “monta” na perna das visitas

Esse comportamento é um forte sinal de dominância – nas matilhas, os lobos dominantes, tanto machos quanto fêmeas, fazem isso para mostrar “quem é que manda”. Nesses casos, o trabalho é feito em cima do comportamento dos proprietários, e não dos cães. Os donos devem aprender a assumir o papel de líder, não permitindo qualquer comportamento dominante. Assumindo a posição, os donos devem corrigir o cão sempre que ele pular ou montar nas visitas, por meio de sons e toques no corpo do animal. A castração também é sempre indicada, pois inibe a influência hormonal, além de corrigir o comportamento indesejado.

Ele arranha os sofás ou morde os móveis

Filhotes apresentam esse comportamento até os 3-4 meses de idade, mas ele deve ser encarado naturalmente, pois é o momento em que os dentes aparecem ou estão sendo trocados por permamentes. Nesse processo, assim como ocorre com a gente, as gengivas coçam muito, e uma forma de aliviar é roendo objetos. O hábito de arranhar e roer pode ocorrer ainda por diversas razões, mas a causa mais comum é o estresse. Na maioria das vezes, são animais que vivem confinados sem atividade física e mental frequente, fazendo com que extravasem a energia acumulada dessa forma. Por isso é importante estabelecer atividades físicas diárias.

O comportamento destrutivo é fruto do estresse e falta de atividades físicas - CC FlickrO comportamento destrutivo é fruto do estresse e falta de atividades físicas
Crédito: CC Flickr

Ele morde o dono e/ou visitas

Qualquer sinal de agressividade, do rosnado à mordida, deve ser avaliado com bastante cuidado, devendo sempre ser analisado por um veterinário. Às vezes, os cães podem morder as pessoas por estarem com dor, cabendo ao dono buscar a causa e tratamento, que pode ser medicamentoso ou com medidas alternativas. No caso comportamental, geralmente, a agressividade é sinal de dominância ou medo. No caso de medo, é importante descobrir a causa para eliminá-la. No caso de dominância, os donos devem aprender a inibir o comportamento dominante, tornado o cão mais socíavel e submisso. Como esse é o sinal mais grave de dominância, e por ser um risco à vida das pessoas, o caso deve ser analisado por um profissional veterinário especializado em comportamento.

Ele late para desconhecidos na rua

Latir para desconhecidos enquanto passeia não é um hábito normal para os cães. As causas comportamentais mais comuns são agressividade e insegurança. No caso de agressividade, deve-se corrigir o comportamento com sons e toques sempre que o cão o fizer, determinando quem é dominante na relação. A insegurança deve ser tratada de outra forma, fazendo com que o cão ganhe mais confiança nele mesmo, sem que seja necessário demonstrar agressividade.

Ele puxa muito a coleira durante os passeios

Uma vez que os cães são animais sociais e que vivem migrando, o hábito de caminhar em grupo é natural para eles. Infelizmente, as pessoas não sabem como fazer isso da forma correta. O passeio começa antes de sair de casa, colocando a guia somente quando o animal estiver calmo, sem excitação. Ao sair, deve-se garantir que a pessoa seja sempre a primeira (mostrando quem lidera a caminhada). Durante o passeio deve-se garantir que o animal sempre ande ao lado ou atrás do dono (nunca à frente), corrigindo com um pequeno puxão quando o cão o fizer (esse é um toque rápido e sutil, somente para avisar que o comportamento está errado, e não para machucar ou enforcar o cão).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments