Artigos

Pé na estrada com os pets

 - CC Flickr
Crédito: CC Flickr

O verão é a época preferida de muitos brasileiros, ideal para viagens e passeios ao ar livre. E para os donos que não conseguem ficar longe de seus totós, a nova aposta de algumas agências de turismo caiu como uma luva. Que tal contratar um serviço que rastreie os hotéis que aceitam animais em suas dependências e que ainda reserve passagens de avião ou outro meio de transporte terrestre? Esta é a proposta de agências de turismo que têm surgido no País, mais antenadas ao crescente mercado pet.

A Dog Tour, por exemplo, localizada em Curitiba, Paraná, atende cães e seus donos de todo o Brasil e monta pacotes turísticos na medida certa para cada caso. No mercado desde 1999, a agência surgiu justamente da necessidade de sua fundadora, Igleide Araújo, de conseguir viajar com sua cadelinha, a Poodle Flavinha.

Os cães passaram a ser os novos companheiros de viagem de seus donos - CC FlickrOs cães passaram a ser os novos companheiros de viagem de seus donos
Crédito: CC Flickr

Atualmente, o serviço organiza até mesmo viagens internacionais, como explica a atual dona do negócio, Maria Eugênia Bertoldi. “Montamos pacotes de viagens para vários lugares, inclusive, fora do Brasil, além de agilizarmos a documentação necessária para o pet e ainda fazermos a verificação de hotéis que aceitam bichos em suas dependências”.

Viagens nacionais

Para os que pretendem viajar em território nacional, a empresária explica que a Dog Tour desenvolveu o Guia 4 Patas, um manual com reportagens, dicas sobre vacinação e transporte e uma listagem completa e atualizada de todos os hotéis e pousadas que aceitam animais de estimação.

As agências de turismo oferecem viagens nacionais e internacionais para os donos e seus pets - CC FlickrAs agências de turismo oferecem viagens nacionais e internacionais para os donos e seus pets
Crédito: CC Flickr

“Até o momento, o pacote que mais faz sucesso é o final de semana em Santa Catarina”, explica Maria Eugênia, que já planeja para a temporada de verão 2011 a próxima excursão para os os pets e seus donos. “No último dog tour contamos com a presença de 60 pessoas e 25 animais”. Já os interessados no Guia podem entrar em contato pelo site www.guia4patasdogtour.com.br ou procurar nos principais pet shops do País, pelo valor de 16,99 reais.

Turismo em São Paulo

Para os fãs de esportes radicais e ecoturismo, uma agência paulista resolveu oferecer serviços diferenciados para donos e seus pets. O Portal Turismo 4 Patas promove eventos culturais e de aventura, como city tour históricos, trilhas e até rafting. Segundo Larissa Rios, fundadora da empresa, os passeios são ideais para quem pensa em passar um fim de semana na companhia de seus bichos em meio à natureza ou mesmo na cidade.

O Turismo 4 Patas surgiu da necessidade da própria empresária encontrar opções de atividades que pudessem ser feitas na companhia de Cléo, sua Golden Retriever e parceira de aventuras. “Não queria ter que deixá-la toda vez que tivesse que viajar. Então, na minha busca por dicas sobre viagens com animais, descobri o quanto o mercado brasileiro era carente de informações sobre esse tema e que muitos donos de pets também tinham a mesma dificuldade que eu”.

Os passeios de aventura são as atividades mais indicadas para um final de semana - CC FlickrOs passeios de aventura são as atividades mais indicadas para um final de semana
Crédito: CC Flickr

Larissa conta que a agência organiza dois passeios por mês e dispõe de pacotes para todos os bolsos. A aceitação do serviço também tem sido positiva. Participam de cada atividade cerca de 40 cães e seus donos, sempre em locais cuidadosamente selecionados, de maneira que possam receber em segurança os peludos.

“Além de levarmos em conta a segurança e o bem-estar dos participantes, os destinos devem ter um espaço para que os cães possam circular livremente e alguma fonte de água (rio, lago, cachoeira, etc) para os peludos que apreciam as atividades aquáticas”.

Segurança e diversão

Para se certificar que os passeios são adequados para a bicharada Larissa confessa que faz questão de testar as atividades antes, com sua cadelinha Cléo. “Sim, somos cobaias mesmo! Só desta maneira podemos saber se o roteiro é adequado e quais são as limitações. Para a Cléo, não é nenhum sacrifício, ao contrário, ela adora!”

Se o totó não for bem comportado é aconselhável que ele faça aulas de adestramento antes da viagem - CC FlickrSe o totó não for bem comportado é aconselhável que ele faça aulas de adestramento antes da viagem
Crédito: CC Flickr

A empresária explica também que em todos os eventos há o acompanhamento de adestradores da Expert Dog. Também há sempre um veterinário local de plantão para qualquer emergência. “Nós buscamos trabalhar em parceria com os monitores, instrutores e guias de operadoras de turismo de aventura e ecoturismo dos destinos, pois eles detêm a expertise da operacionalização das atividades”.

Para os interessados o Turismo 4 Patas oferece pacotes a partir de 90 reais, que inclui almoço e atividade para o cão e para o dono. Só lembrando que independentementeda viagem ser nacional ou internacional, se o totó não for muito comportado é aconselhável que ele passe por um treinamento de obediência básico para sua própria segurança, principalmente, em passeios como trilhas. Vale ressaltar também que caso seja a primeira viagem do cãozinho, é preferível que o passeio não dure mais que um fim de semana, para não estressá-lo.

Serviço

Dog Tour
Site: www.dogtourviagens.com.br
Tel: (41) 3079-6394

Turismo 4 patas
Site: www.turismo4patas.com.br
e-mail: contato@turismo4patas.com.br

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments