Artigos

Cagada é não recolher

 - CC Flickr
Crédito: CC Flickr

Quem nunca passou pela desconfortável situação de ver, ou pior, pisar nas fezes de cachorros não recolhidas na calçada? Infelizmente, isso é mais comum do que gostaríamos, e apesar de ser de extremo bom senso limpar a sujeira do totó, ainda tem muita gente que deixa o cocô na rua.

Pensando justamente em conscientizar a população de forma divertida, as irmãs gaúchas Ana Carolina e Manoela Trava Dutra resolveram lançar uma campanha na internet. Elas cuidam do site Cão em Quadrinhos, que tem como objetivo criar ideias para facilitar a relação cão-homem, e há um ano divulgam seu projeto sobre a posse responsável.

“Quem tem cachorro, querendo ou não, está assumindo uma série de responsabilidades. Uma delas é o recolhimento do cocô do seu cão. Como donas responsáveis, sabemos do nosso dever com a limpeza de parques públicos e ruas”, esclarece Manoela.

Campanha nas redes sociais

Sob o slogan “Cagada é Não Recolher”, a dupla disponibiliza para download bandeirinhas, papéis de parede e banners gratuitamente com os dizeres da campanha. A ideia deu tão certo que, no Facebook, a página conta com 613 pessoas e a comunidade do Orkut já conta com o apoio de 482 membros. “Recebemos quase diariamente mensagens e e-mails de pessoas comentando sobre a campanha e solicitando cartazes, camisetas e outros materiais de divulgação”, conta Manoela.

Parte da renda obtida com a venda dos Cocôres é destinada a abrigos de animais abandonados - DivulgaçãoParte da renda obtida com a venda dos Cocôres é destinada a abrigos de animais abandonados
Crédito: Divulgação

Para reforçar a proposta, as gaúchas criaram ainda a linha Cocôres, composta por chaveiros e enfeites de mesa, vendidos em todo o Brasil e até Estados Unidos. “O mais interessante é que pessoas que não têm cachorro também acabam aderindo a campanha, pois além de divertida, ela trata de um assunto relacionado a saúde pública e bem-estar da sociedade”, conta Manoela.

A gaúcha explica que a ideia da campanha surgiu durante os passeios ao parque com sua irmã e os três cães da família, e notou que muitos donos não recolhiam os dejetos deixados pelos seus animais. “Apesar de muitas pessoas terem consciência, a maioria ainda não assumiu a sua responsabilidade”.

O que começou como uma brincadeira, hoje, a campanha “Cagada é Não Recolher” pode ser vista em diversos sites e blogs sobre animais, além de mais de 120 cocôres já terem sido distribuídos. O enfeite de mesa custa 20 reais, enquanto o chaveiro, 15 reais, lembrando que 10% das vendas são doadas para abrigos e pessoas que cuidam de animais abandonados.

“Temos uma lista grande de contatos de pessoas sérias e que prestam contas sobre os gastos dos animais que estão sendo ajudados. Também costumamos enviar essa ajuda para o que o animal necessita, como ração, medicamentos ou pagamento de cirurgia”, finaliza Manoela.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments