Artigos

Mude com seu gato sem sustos

Sabe aquela expressão “estar mais perdido do que cachorro em dia de mudança”? Pois é, ela também se aplica aos gatos; e estes, por serem extremamente territoriais, sofrem mais durante uma mudança.

E, para deixar seu gato tranquilo durante essa transição e adaptá-lo ao novo lar, é preciso tomar uma série de cuidados.
De acordo com Kim Kendall, médica veterinária e especialista em comportamento felino, os bichanos precisam de cheiros familiares para que possam identificar onde estão, isto é, para saber qual é o seu território. Além disso, eles são muito dependentes de uma rotina. Por isso, é preciso ir com calma para que seu gatinho não fique amedrontado, se esconda ou queira fugir.

Para os gatos, mudar de casa pode ser motivo de muito estresse - Flickr/ CC - alliPara os gatos, mudar de casa pode ser motivo de muito estresse
Crédito: Flickr/ CC – alli

Antes da mudança:
Deixe seu gatinho protegido em uma caixa que pode ser a de transporte, e longe da agitação. Para Kendall, “é muito desagradável para o gato ver os móveis serem transportados e coisas sendo embaladas”. Coloque uma coleira no animal com o nome do dono e o novo endereço ou então, um microchip, que é uma minúscula cápsula implantada sob a pele do animal na qual estão todas as informações necessárias, caso ele se perca. O microchip é a alternativa mais interessante, no caso de gatos, pois eles, em geral, não estão acostumados a usar coleira e podem tentar tirá-la.

Durante a mudança:
Leve-o na caixa de transporte, que deve ser apropriada e segura para que não haja riscos de seu bichinho escapar.
Ao chegar à nova casa, mantenha seu gato na caixa, em um cômodo, até que sejam colocados seus objetos familiares, como bebedouro, comedouro, eventuais brinquedos etc. Deixe, também, sua comida favorita e uma caixa sanitária.

Fase de adaptação:
Mantenha seu pet limitado ao cômodo por cerca de dois dias. “Nesse período eles precisam de mais atenção e carinho”, afirma a Dra. Kendall.
Quando perceber que ele está se sentido mais seguro, deixe-o explorar os outros ambientes da casa, mas não se esqueça de manter as portas e janelas fechadas, caso esteja em uma casa. Se estiver em um apartamento, é imprescindível que sejam colocadas redes de proteção antes mesmo da mudança.

Após um período de aproximadamente duas semanas, veja se seu gatinho se sente confortável para sair de casa e fazer o reconhecimento do jardim ou do quintal, mas faça isso antes de lhe dar comida. Desse modo, ele voltará logo para comer e não irá para longe.

Complicado? Um pouco. Mas quem disse que os gatos são criaturas simples?

Artigo AnteriorPróximo Artigo