Artigos

Curiosidades sobre a criação de cabras

Criar é uma excelente maneira de impulsionar o desenvolvimento de áreas agrícolas do sertão, e de outras regiões do Brasil, para que elas se tornem mais rentáveis e produtivas. Além disso, cabras pecuaristas podem aumentar a sua renda mensal ou torná-la fixa, por meio de um alto rendimento da atividade.

Se você tem planos de ter uma cabra como pet, então preste atenção nas dicas a seguir. Fonte: Flickr.
Se você tem planos de ter uma cabra como pet, então preste atenção nas dicas a seguir. Fonte: Flickr.

A técnica e o estudo da criação precisam ser corretos e conscientes. O primeiro passo é definir qual raça você deseja criar. O leite de cabra é conhecido por ser rico em proteínas, mais leve e também mais caro.

O espaço ideal para a criação é de cerca de dois metros quadrados para cada animal adulto (pastos, fazendas e outros espaços amplos). No período de chuvas, a criação é ainda mais favorável, pois a biodiversidade é maior, com a multiplicação de fungos e bactérias benéficas aos animais.

É preciso alerta com a propagação de vermes, além do mau do caroço (doença comum entre a espécie). É recomendável, nesses casos, o uso dos apriscos – instalações utilizadas para recolher os animais durante a noite e deixá-los confinados, com saída para alimentos e o bebedouro, localizados em lugares secos, arejados, com energia elétrica e construção de tábuas livres de mofo. Os currais devem estar sempre higienizados, e a criação pede gastos com escritório e uma farmácia que deverá conter todos os utensílios e medicamentos para as cabras.

Alimentação

O sal mineral é importante na formação dos ossos e em um bom funcionamento do sistema digestivo. A alimentação deve ser abundante em cálcio, fósforo, com a ingestão de rações específicas.

Habitat

Construa uma área para o pasto. Procure a ajuda de alguém do ramo, ou de um vendedor especializado. As cabras podem fugir se as cercas não forem bem construídas, e é preciso ter uma área separada para manter as cabras e os bodes longes uns dos outros, principalmente na época de cio. A construção de um pequeno celeiro é uma ótima opção de abrigo. Certifique-se de construir um que possa ser expandido no caso do aumento do rebanho.

Reprodução

Em média, é necessário um reprodutor macho para 25 fêmeas. No entanto, eles devem ser trocados a cada dois anos para evitar os cruzamentos entre parentes. Quando as fêmeas entrarem no cio, coloque-as com o macho por alguns dias. O período de gestação normal varia entre 145 a 155 dias.

Artigo AnteriorPróximo Artigo