Artigos

Dicas: cuidados que todo cão precisa receber

Ter um cãozinho em casa é como ter um filho peludo que você pode brincar, levar para passear e dar carinho. No entanto, também é necessário muita atenção e cuidados especiais. Com a ajuda da veterinária Karina Apude do Planet Dog Resort, empresa especializada em creche e hotel para cães, montamos uma listas com dicas de atitudes que podem fazer a diferença na vida do seu animalzinho.

Ter um cão não é só festa, é responsabilidade também. Fonte: Flickr.
Ter um cão não é só festa, é responsabilidade também. Fonte: Flickr.

Segundo Karina, parece coisa boba, mas é fundamental cortar e escovar os pelos do cachorro. O pelo deve ser escovado diariamente para manter a saúde, o brilho e a maciez. O que vai alterar a frequência da escovação é o tipo de raça e a pelagem. “Além de ter um animal mais saudável, a escovação também serve de terapia para o dono”, afirma.

Além disso, o cãozinho precisa que seus pelos sejam cortados com regularidade, diminuindo o calor e reduzindo o número de nós, que acontece com mais frequência em raças peludas. “Não tem uma quantidade de cortes necessários por ano, vai depender da raça e do tipo do pelo do animal”, esclarece a profissional.

Apude também explica que deve-se ficar atento a higiene bucal do cachorro, já que a saúde dele está relacionada a isso. Cuidados desde cedo previnem doenças dentárias em mais de 70% dos peludos com mais de 36 meses de idade. “O sintoma mais comum dessas doenças é o mau hálito”, comenta a veterinária.

Para prevenir a otite (inflamação do canal auditivo) é necessário remover os pelos do ouvido, pelo menos uma vez por mês, alerta a veterinária. Além disso, também é importante fazer a limpeza do excesso de cera semanalmente e colocar um protetor auricular ou bolinha de algodão bem firme na hora do banho.

Pouco se fala sobre isso, mas os donos precisam ficar atentos as fezes que ficam grudadas na região do rabo do animal, já que elas podem disseminar verminoses, doenças de pele, pulgas e carrapatos, que podem causar até anemia. “É importante que se faça, uma vez por mês, a tosa higiênica para diminuir os pelos no bumbum e na barriga do animal”, compartilha Karina.

Antes de levar seu cãozinho ao pet shop, é importante verificar se ele é devidamente regulamentado e se todos os cuidados são feitos da maneira correta. Por exemplo, durante a tosa, a tesoura e a lâmina devem estar limpas e em bom estado, pois fungos escondidos ali podem causar micoses. A temperatura para o secador deve ser morna para evitar queimaduras, no caso de muito quente, e evitar gripes se estiver muito frio. Outra dica importante é que o secador não deve ser apontado para os olhos do bichinho, pois o vento forte pode causar ressecamento da córnea.

As vacinas precisam estar em dia, afinal elas garantem a saúde de seus bichinhos. A vacina antirrábica, por exemplo, é obrigatória e deve ser dada a partir dos 4 meses de vida do animal e repetida anualmente. No primeiro aninho do peludo, as vacinas V8 ou V10 também são importantes, pois protegem contra várias doenças. “Eles são como a gente precisam ser vacinados, esse método auxilia no combate a doenças que podem levar o animal a óbito, por isso temos que prestar atenção”, comenta a veterinária.

Artigo AnteriorPróximo Artigo