Espécie Granatina

Pacífico e excelente cantor na maior parte do tempo, o pássaro é reservado e não interage muito com as demais aves do viveiro. No entanto, são extremamente agressivas com animais de mesma espécie ou da mesma família, sendo desaconselhável manter mais de um casal por gaiola.

Famoso por suas cores brilhantes e exóticas, a distinção entre os sexos se dá justamente pela plumagem. Enquanto o macho possui o papo preto e a parte inferior do corpo vinho, a fêmea apresenta tons mais claros, como o castanho, além de não possuir o papo preto.

Ficha Técnica

Nome Popular: Granatina, Bico-de-lacre de orelha violeta
Nome Científico: Uraeginthus granatina
Distribuição: África do Sul
Família: Estrildidae
Tamanho: de 12 a 14 cm
Cores: Enquanto o macho possui o papo preto e a parte inferior do corpo vinho, a fêmea apresenta tons mais claros, como o castanho, além de não possuir o papo preto. Ambos têm a fronte azul-cobalto, bochechas violeta, bico vermelho, asas marrons e o rabo azul e preto.
Tempo de Vida: de 10 a 12 anos

Histórico

As regiões semi-áridas são o habitat natural da Uraeginthus granatina, ave muito comum na Angola, Zimbábue e África do Sul. Este integrante da família Estrildidae é visto, na maioria das vezes, aos pares, ou em pequenos bandos.

Cuidados e Dicas

Sua alimentação deve ser a base de alpiste, painço, arroz quebrado e aveia. Algumas verduras e legumes crus como escarola, couve, pepino, jiló e abobrinha também podem ser dados.

Por ser um pássaro originário de terras quentes, é muito sensível às baixas temperaturas.

Curiosidades

A fêmea bota até cinco ovos em cada ninhada, que eclodem após 13 dias.

Artigo AnteriorPróximo Artigo