Espécie Pintassilgo da Venezuela

A ave é uma da mais belas canoras. Dono de uma plumagem vermelho vibrante que se concentra do pescoço até o peito e costas, o Pintassilgo apresenta diferenciação clara entre os sexos. Sua fêmea tem o peito vermelho claro, enquanto a cabeça e as costas são cinza. O macho possui tons mais intensos e chamativos, alem de ter a cabeça bem preta.

De espírito curioso e aventureiro, a ave gosta muito de caminhar pelo aviário, bem como tomar banho. Extremamente pacíficas, elas podem viver sem problemas com outras espécies. A exceção vai para a criação de mais de um macho, já que eles podem disputar pela fêmea. Caso o criador não queira hibridações, também não é recomendável a criação de Canários ou Pintarroxos na mesma gaiola.

Ficha Técnica

Nome Popular: Pintassilgo da Venezuela, Cardinalito da Venezuela
Nome Científico: Carduelis cucullata
Distribuição: Venezuela e Colômbia
Família: Fringillidae
Tamanho: 12 a 15 cm
Cores:
Tempo de Vida: 4 a 10 anos

Histórico

A ave é originária da América Latina, Europa, Ásia Central e África Setentrional e recebeu o nome do país latino americano porque a Venezuela foi um dos locais que mais importou o pássaro. Da família Fringillidae, o Pintassilgo pode ser encontrado também, em menor número, no nordeste da Colômbia e em Trinidad. O animal habita regiões tropicais, de vegetação bem aberta, cobertas de capim e moitas de arbustos. Mais especificamente na Venezuela, é encontrado em regiões relativamente áridas, com altitude variável entre 300 e 400 metros.

Cuidados e Dicas

As aves podem ser criadas tanto em ambientes ao ar livre quanto nos fechados, o importante é que contenham plantas em boa quantidade.

Os Pintassilgos gostam de dormir em lugares elevados, logo, é aconselhado distribuir poleiros por vários pontos do aviário.

Caso o inverno seja muito rigoroso, como em algumas regiões do Sul do Brasil, é necessário um aquecimento complementar, sobretudo, no inverno.

Curiosidades

Trata-se de aves extremamente ágeis, ativas e curiosas. Os machos, principalmente, não dispensam um bom banho de sol.

Alguns cruzamentos permitiram o surgimento de exemplares malhados ou albinos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo