Espécie Tarim

A origem provável da espécie como animal de estimação é o Caribe, em 1930, embora, por causa do extenso comércio do Tarim, não se pode dizer ao certo. Dono de um temperamento pacífico, o pássaro pode ser criado com as mais diversas espécies, contanto que durante a época do acasalamento, os casais sejam separados para evitar uma possível hostilidade.

Muito rápidas, ativas e curiosas, as aves adoram sol e tomar banho. Tanto, que é recomendável colocar um pequeno pires de louça com água no chão do viveiro para que o Tarim possa se refrescar.

Em média, o pássaro bota de três a quatro ovos por gestação, todos azuis-claros com marrom. Cabe a fêmea chocar os ovos, enquanto o macho a alimenta para que ela não precise sair do ninho. Suas crias nascem após 14 dias aproximadamente.

Ficha Técnica

Nome Popular: Tarim, Cardinalito da Venezuela
Nome Científico: Carduelis cucullata
Distribuição: Colômbia e Venezuela
Família: Fringillidae
Tamanho: de 11 a 12 cm
Cores: a plumagem do macho é vermelha, com as asas pretas e vermelhas, enquanto a cabeça é preta. Já a fêmea possui a cabeça e as costas da cor cinza, enquanto as asas tem um pouco de vermelho e preto. Seu peito é cinza e laranja claro.
Tempo de Vida: 8 a 9 anos

Histórico

Essa bela ave pode ser encontrada no norte da Colômbia e na Venezuela. Acredita-se que a população presente na ilha caribenha de Trinidad esteja extinta, pois novos exemplares não foram vistos desde 1960. O Tarim sofre ameaça de extinção e a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais acredita que existam apenas entre 600 e 6 mil pares em liberdade.

Cuidados e Dicas

Durante o inverno, é recomendável dispor no viveiro um aquecedor elétrico para a ave.

Sua alimentação deve ser a base de comida para canários e sementes para aves selvagens. Pasta de insetos também é apreciada pela ave.

Curiosidades

Atualmente a espécie está ameaçada de extinção e quase não é vista na natureza. Estima-se que a sua população atual seja entre 600 e 800 exemplares livres na Venezuela.

Artigo AnteriorPróximo Artigo