Raça Beagle Harrier

Este cão de caça assemelha-se muito ao Beagle, com a diferença de ser um pouco maior, o que facilita a caça de animais de grande porte como javalis e cervos. Dono de um tremendo vigor físico, o animal é resistente, sendo capaz de caçar por horas a fio sem descanso.

Apesar do cão ser muito popular em seu país de origem, a França, ainda é pouco difundido e encontrado em exposições em outros locais. Vale lembrar que apesar de sua origem remeter entre os séculos 17 e 19, foi apenas em 1974 que ele foi oficialmente reconhecido pela Federation Cynologique.

Ficha Técnica

Origem: França
Utilização: caça e companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo curto e denso
Cores: é permitida uma grande variação de cores, embora os tricolores e pretos sejam os mais comuns
Temperamento: dócil, reservado, obstinado, inteligente

Histórico

Existem duas teorias a respeito da origem do animal. A primeira defende que ele tenha nascido do cruzamento entre o Beagle e a raça francesa Harrier, por volta do século 19. O francês Baron Gérard Grandin seria o responsável pela criação.

A segunda teoria defende que esses cruzamentos foram feitos há mais tempo, na Grã-Bretanha, no século 17, mas não foram aceitos por alguns criadores, que pretendiam preservar a pureza original de cada raça. A resistência encontrada, fez com que as crias fossem exportadas para França, onde foram melhoradas pelo criador francês Baron Gérard Grandin.

Cuidados e Dicas

O Beagle Harrier é extremamente sociável e aceita brincadeiras mais abruptas de crianças, mas vale lembrar que o cão, desde filhote, deve ser ensinado a se sociabilizar, pois trata-se de um animal muito reservado.

Por vezes, pode se mostrar um cão teimoso, portanto, para desenvolver melhor suas funções de caçador, o animal deve ser treinado desde filhote.

Curiosidades

O cão reúne as principais características de seus antecessores, sendo um exímio caçador tanto de veados e javalis (especialidade do Harrier), quanto de raposas e lebres (especialidade do Beagle).

Artigo AnteriorPróximo Artigo