Raça Bichon Frisé

Devido ao seu comportamento alegre, simpático e afetuoso, o Bichon Frisé é constantemente utilizado em terapias humanas que envolvem animais. Seu pequeno tamanho e aparência – que lembra uma bola de algodão ou um bichinho de pelúcia – facilitam o contato com pacientes.

O Bichon Frisé é sociável e envolve-se facilmente com outras pessoas e cães. Alegre e ativo, precisa de espaço para correr e brincar. Resultado do cruzamento entre Poodle e Maltês, ele é constantemente confundido com o primeiro.

Ficha Técnica

Origem: França e Bélgica
Utilização: companhia
Porte: pequeno
Pelagem: pelo longo, fino e frisado/encaracolado
Cores: branco
Temperamento: ativo, sociável e afetuoso

Histórico

Para alguns ele surgiu na Itália. Para outros, na ilha Tenerife, que faz parte das ilhas Canárias. Há quem acredite ainda que ele já existia no antigo Egito, em 1400 a.C. Mas sua popularidade aconteceu na Europa, com destaque para a França e Bélgica. O rei Henrique III era um dos entusiastas da raça. Em pouco tempo as cortes européias estavam infestadas por Bichons.

O Kennel Club Francês empreendeu esforços para recuperar a raça que quase foi extinta durante a Segunda Guerra Mundial.

Cuidados e Dicas

Por ter pelo longo, o Bichon Frisé exige escovação diária para evitar a formação de nós. Os olhos também exigem cuidados. Eles devem ser limpos com água boricada. Os pelos dessa região também devem ser aparados para evitar irritações.

Curiosidades

O nome da raça vem do francês e remete ao seu pelo frisado. Vale lembrar que a raça pede um tipo específico de tosa, denominada Powderpuff.

Artigo AnteriorPróximo Artigo