Raça Bóxer Alemão

Apesar da cara de poucos amigos, o boxer é um cão paciente e ótima companhia para crianças. Mesmo entre brincadeiras, ele está sempre atento para que nada aconteça com elas. Cão de guarda nato, o Boxer fica desconfiado e reservado na presença de estranhos. Já com a família e conhecidos é leal e fiel.

Não aprecia muito o convívio com outros cachorros, principalmente do mesmo sexo. O dono precisa ter mão firme para mostrar quem é que manda. Caso contrário ele facilmente irá controlar o espaço.

Ficha Técnica

Origem: Alemanha
Utilização: guarda, defesa e boiadeiro
Porte: médio
Pelagem: pelo curto
Cores: castanho claro, malhado, sempre com a barriga e as pontas da patas, ou as patas inteiras, brancas. Denominada por flash, esse branco pode subir ao pescoço e rosto. Cães com esta máscara são chamados de flashy. Há ainda boxers albinos
Temperamento: dócil, brincalhão, destemido e confiante

Histórico

O Boxer Alemão, desenvolvido no final de 1800, descende do cruzamento do Bullenbeisser (algo como mordedor de touro), e do Bulldog inglês. O Bullenbeisser costumava acompanhar caçadores de veados, porcos do mato, e até ursos. Era de sua responsabilidade segurar a presa enquanto o caçador chegava.

A primeira aparição do Boxer em uma exposição de cães aconteceu em 1895. No ano seguinte surgia o Deutscher Boxer Club.

Em 1904, o primeiro Boxer foi registrado nos Estados Unidos, e 11 anos depois foi a vez do primeiro campeão: Dampf vom Dom.

Cuidados e Dicas

Um estudo realizado pelo Kennel Club do Reino Unido monstrou que 38,5% dos Boxers morrem de câncer, 21,5% de senilidade, 6,9% de complicações cardíacas, e 6,9% de problemas gastrointestinal.

Ao adquirir um filhote, verifique se a boca não é torta e se o maxilar inferior não é muito saliente.

Curiosidades

Alguns estudiosos da raça acreditam que o nome Boxer vem do verbo inglês to box, ou seja, golpear, esmurrar. O motivo seria o costume de alguns exemplares, de apoiar-se nas patas traseiras, e golpear com as dianteiras.

O Boxer teve importante papel durante a Primeira Guerra Mundial. Ele atuou como mensageiro, cão de ataque, guarda e carregador de pacotes.

Artigo AnteriorPróximo Artigo