Raça Buldogue Francês

Ele é pequeno, mas não é frágil. Musculoso e resistente, o cachorrinho gosta de passear e precisa de exercícios para manter a forma. Apesar da carinha carrancuda, ele é extremamente dócil e brincalhão. Convive muito bem com crianças e se adapta facilmente em ambientes pequenos, desde que seja levado para passear várias vezes ao dia.

Companheiro, não gosta de ficar muito tempo sozinho. Apesar de baixinho, ele é destemido, não se amedronta e enfrenta qualquer tipo de animal, tanto que no seu passado, era utilizado em rinhas com touros, na França.

Ficha Técnica

Origem: França
Utilização: companhia, guarda e lazer
Porte: pequeno
Pelagem: pelo raso, cerrado, brilhante e macio
Cores: fulvo, tigrado ou não, ou com manchas limitadas. Ou ainda tigrado ou não, com manchas médias ou predominantes. Todas as nuanças do fulvo são admitidas, do vermelho ao café com leite
Temperamento: alegre, brincalhão, afetuoso e dócil

Histórico

Os ingleses afirmam que ele descende do Buldogue Inglês. Já os franceses dizem que ele é resultado de vários cruzamentos entre cães da França. Polêmicas à parte, a constituição atual do cachorro traz traços do Pug e também do Buldogue Inglês.

O baixinho e musculoso Buldogue Francês era frequentemente visto em rinhas contra touros. Em 1880, a raça ganha sua primeira associação.

Cuidados e Dicas

Apesar de baixinho, o cão pode apresentar displasia coxo-femural, além de luxação na patela. Por ter focinho achatado (dificultando o ‘resfriamento’ do ar), recomenda-se não passear com o cão em horários muito quentes.

Curiosidades

O Buldogue Francês ocupa a 58ª posição do ranking de inteligência canina, elaborado por Stanley Coren.

Artigo AnteriorPróximo Artigo