Raça Cão Sueco de Caça ao Cervo

É uma raça de grande porte, com aparência muito similar à de um lobo. Ele é um animal de grande porte e raro vigor físico que já foi muito utilizado para a caça de bichos grandes, como ursos, linces e alces.

Os animais usam táticas diferentes para capturar suas presas, dependendo do porte da caça. Animais rápidos de pequeno porte são cercados e enviados de encontro ao caçador, enquanto com bichos maiores ele finge atacar e recua, dando chance que o caçador se aproxime a uma distância de tiro.

Ficha Técnica

Origem: Suécia
Utilização: caça e guarda
Porte: grande
Pelagem: a pelagem externa é assentada mas não achatada. Subpelagem curta, macia, leve, preferencialmente de cor creme. Pelagem lisa na cabeça e face anterior dos membros, mais longa no pescoço, peito, cauda e face posterior dos membros e das coxas
Cores: cinza claro e escuro. Possui cinza claro ou creme nas faces laterais do focinho, bochechas, garganta, peito, ventre, membros e sob a cauda
Temperamento: calmo, corajoso e vigoroso

Histórico

O Cão Sueco de Caça ao Servo foi reconhecido oficialmente em 1946, devido ao intenso trabalho do criador Aksel Lindstrom e seus colaboradores. Antes disso, o animal era considerado da mesma raça do Elkhound Norueguês.

Apesar da breve história oficial, acredita-se que a raça tenha sido criada pelos habitantes locais desde o fim da última era glacial. Eles são usados para a caça e para a tração de trenós, atividade principal durante a Segunda Guerra Mundial.

Cuidados e Dicas

O seu tamanho o torna vulnerável à displasia coxofemural e o seu pelo requer escovações semanais.

Curiosidades

No idioma local, Jamthund significa “cão-urso”. Ele é o cachorro oficial da Suécia e utilizado pelos fuzileiros navais do país.

Artigo AnteriorPróximo Artigo