Raça Chortaj

O Chortaj é um típico sighthound (animais que utilizam a visão para caçar). Tem um ar aristocrático, elegante, lembrando um Borzoi de pelo curto. A caixa torácica dos animais é ampla e a barriga bem cavada, tendo a musculatura evidente por todo o corpo e membros. É um cão muito veloz e resistente em longas corridas. Com essas características, o Chortaj torna-se um dos melhores cães de caça.

A pelagem desses cães é curta, grossa e lisa. A cor, geralmente sólida, pode ser praticamente qualquer uma. Mesmo sendo usado mais para a caça, o Chortaj poderia ser uma ótima companhia, já que tem um comportamento dócil e gentil com aqueles que convive. Já com estranhos, a conversa é outra. Eles não são muito agradáveis com desconhecidos.

Ficha Técnica

Origem: Rússia
Utilização: caça
Porte: grande
Pelagem: curta, grossa e lisa
Cores: qualquer uma, contanto que seja uniforme
Temperamento: gentil e dócil

Histórico

Apesar de não ter uma origem definida, pesquisadores consideram o Chortaj um cão russo. Na região norte do país, os caçadores começaram a usar esses animais em suas jornadas. Mas foi na parte sul da Rússia, cheia de planícies e estepes, que eles se denominaram os melhores.

Alguns estudiosos também apontam o Afeganistão como país de origem dos Chortajs.

Cuidados e Dicas

Os Chortajs se formaram em dietas míseras. Por isso, não é aconselhável alimentar esses animais com muita comida, especialmente carnes de primeira. Eles necessitam manter o corpo sempre magro, para conseguir alcançar altas velocidades em suas caçadas.

Esses cães são muito fortes na questão de saúde. São raros os casos de cachorros que contraíram doenças durante o seu desenvolvimento.

Curiosidades

Quando usado em caçadas, esses cães são muito resistentes, conseguindo trabalhar o dia inteiro, junto aos seus donos. Eles também conseguem avistar suas presas em distâncias a mais de 300 metros.

No passado, os filhotes de Chortajs eram colocados aos mais velhos para aprender as técnicas das caçadas. Quando os mais novos não atingiam as habilidades necessárias, eram sacrificados, pois não serviriam para mais nada.

Artigo AnteriorPróximo Artigo