Raça Chow Chow

Apesar de ser mais usado como cão de companhia, o Chow Chow é um ótimo guarda. Tranquilo e reservado, não é o tipo de cão que faz festa, ou fica o dia inteiro atrás do dono. Independente, chega a ser teimoso e um pouco difícil de se treinar.

Por ser meio desconfiado e “na dele”, recomenda-se que o Chow Chow seja sociabilizado com outros cães e pessoas desde cedo, mas sempre supervisionado pelo dono. Apesar do jeitão indiferente, o cão é sensível, carinhoso, e pode até ficar doente no caso de ausência prolongada do dono.

O pelo farto próximo ao rosto, lembra a juba de um leão. Por isso, o Chow Chow é mais conhecido na China como Songshi Quan, que significa cão leão empolado.

Ficha Técnica

Origem: China
Utilização: guarda e companhia
Porte: grande
Pelagem: pelo longo
Cores: preto, vermelho, azul, creme ou branco. Geralmente a cor é mais clara na parte posterior das coxas, e também sob a cauda.
Temperamento: tranquilo, independente, leal e reservado

Histórico

Acredita-se que o Chow Chow seja uma das raças mais antigas. Um artefato, datado de 150 a.C., traz a gravura de um cão muito semelhante ao animal. Apesar de atualmente ser um cão de companhia e guarda, o Chow Chow já foi utilizado para puxar trenó, e também como alimento. Dos cachorros jovens aproveitava-se a carne, considerada uma iguaria, e também o pelo.

O Chow Chow foi levado ao Ocidente apenas por volta de 1780. Na capital Inglesa, ele foi colocado em um zoológico e apresentado como um cão selvagem da China, até cair nas graças da rainha Vitória, que adquiriu um exemplar da raça.

Cuidados e Dicas

Alguns problemas de saúde são comuns nos Chow Chow, como displasia coxo-femural, problemas oftalmológicos, principalmente em exemplares que apresentam a pálpebra caída, e problemas de pele, como eczemas, mais conhecido como hot spot. Para tentar evitar o ferida na pele, mantenha o cão limpo, escove-o e, o mais importante, nunca o deixe úmido. Seque bem após banhos, chuva, entre outros.

Curiosidades

Uma lenda chinesa explica a coloração azulada da língua do cachorro: durante a criação do mundo, pedaços do céu caíram sobre a terra. Um cão que observava tudo tranquilamente, levantou-se e foi lamber os fragmentos caídos, que cederam espaço para as estrelas. Esse cão era um Chow Chow.

Artigo AnteriorPróximo Artigo