Raça Dachsbraco Alpino

Dono de uma constituição física robusta, o cão é especialista em rastrear presas, além de caçar com garra raposas e lebres. Muito resistente e determinado, apesar do pouco tamanho (até 42 cm nos machos e 34 cm as fêmeas) o animal não faz feio durante as caçadas e revela muita força.

Muito semelhante a um Beagle de pernas curtas, o Dachsbraco tem musculatura pesada e por ser muito agitado, necessita de passeios diários, muito embora conviva sem maiores problemas em locais reduzidos. Também é um cão tranquilo e fiel, que vive em harmonia com todos os integrantes da família.

Ficha Técnica

Origem: Áustria
Utilização: rastreador, caça
Porte: médio
Pelagem: pelo duplo, sendo que o subpelo é espesso, enquanto o pelo é liso e bem assentado
Cores: a cor ideal é o vermelho cervo, que pode ser rajado de preto ou castanho na cabeça, peito, extremidades das patas e cauda. Uma estrela branca no antepeito também é aceita pelo padrão da raça
Temperamento: inteligente, amistoso, corajoso

Histórico

Há registros de cães Daschsbraco Alpinos desde a antiguidade, contudo, os primeiros registros oficiais da raça remetem à Áustria, por volta de 1881. Acredita-se que o príncipe herdeiro Hudolf de Habsburgo tenha permitido que caçadores utilizassem seus Daschsbracos Alpinos em expedições no Oriente Médio, onde o animal se popularizou.

O primeiro registro oficial aconteceu por volta de 1932, quando a Federação Cinológica da Áustria reconheceu a raça. Em 1991, o animal foi reconhecido pela Federação Cinológica Internacional na seção de cães de pista.

Cuidados e Dicas

Apesar da pelagem curta, o animal necessita de escovadas semanais para evitar a presença de pelos mortos.

O cão é uma excelente opção para quem mora em locais amplos, mas ele também se adapta à vida na cidade e lugares reduzidos, contanto que seja levado para passeios diários.

Curiosidades

Seu tamanho diminuto facilita na caça de pequenos animais como lebre, já que ele só é visto quando está prestes a dar o bote na vítima.

Artigo AnteriorPróximo Artigo