Raça Grande Basset Grifo da Vendéia

O cão, também conhecido como Griffon Vendéen, é famoso por sua resistência, vigor e docilidade. Dono de grande independência e rusticidade, tornou-se famoso na antiguidade pela caça de lobos e por sua coragem. O cão é ideal para caçadas em locais difíceis como mato e terrenos esburacados e com espinhos, já que sua pelagem é densa e forte.

Apesar de tantas características para a caça, o Grande Basset também é dócil e amistoso, além de apreciar estar na companhia de seu dono. Não é, contudo, um animal que se adapte com facilidade à vida na cidade, preferindo um bom pasto para percorrer e brincar.

Na aparência geral, o cachorro possui um tronco mais longo que alto, com orelhas longas e caídas. Na face, seu pelo forma sobrancelhas, barba e bigode, o que lhe proporciona uma aparência de dócil e amável. O cão pode viver em média 14 anos, pesar até 20 kg e medir por volta de 42 cm de altura.

Ficha Técnica

Origem: França
Utilização: caça
Porte: grande
Pelagem: densa, ligeiramente encrespada e semilonga
Cores: padrões unicolores: fulvo mais ou menos escuro, pelo de lebre, branco e cinza. Bicolores: branco e laranja, branco e preto, branco e cinza, branco e fogo. Tricolores: branco, preto e fogo, branco pelo de lebre ou branco, cinza e fogo
Temperamento: independente, ágil, corajoso, carinhoso

Histórico

O animal apresenta quatro variedades distintas no tamanho e tipo de atividade. O primeiro e mais famoso entre eles é o Grande Basset Grifo da Vendéia, que seria

descendente dos Cães Brancos do Rei ou Greffiers, dos Griffons Fauves de Bretagne, dos Gris de Saint Louis e dos Griffons de Bresse.

Acredita-se que os caçadores utilizavam o cão na pista de lobos e javalis, alcançando grande respeito entre os criadores. O primeiro Clube do Griffon Vendéen foi criado em 1907, enquanto em 1946, a raça passou por um momento de quase extinção.

Depois de reformulado, foi estabelecido um novo padrão para o Grande Basset, em 1969. A partir de então, foram feitos cruzamentos com o Billy e o Grande Anglo-Francês, o que lhe rendeu mais leveza e rapidez.

Cuidados e Dicas

O animal é muito obstinado e pode ser um pouco desobediente, portanto, precisa de treinamentos desde pequeno para controlar o temperamento forte.

O cão tem pelagem rústica que não exige muitos cuidados, mas escovadas semanais são aconselhadas. Examinar as orelhas com frequência também é recomendado, pois o animal pode apresentar otite.

Artigo AnteriorPróximo Artigo