Raça Grifo de Pelo Lanoso

Infelizmente, de acordo com a Federação de Cinofilia Internacional (FCI), essa raça está extinta, e sua sobrevivência depende do cinófilo francês Philippe Seguela, que tenta salvar a raça procurando exemplares remanescentes ou cães do mesmo tipo, na região de origem, próxima a Elboef, na Normandia.

Entretanto, o Grifo de Pelo Lanoso, conhecido também como Griffon Boulet, é descrito como um cachorro muito forte, assim como sua aparência demonstra. É dotado de um olfato bastante apurado, e pode caçar em bosques e pântanos. Seu pelo também é generoso, sendo a proteção perfeita para locais frios, mas também se adapta perfeitamente à secura do agreste.

Trata-se também de um cão versátil e de fácil aprendizado. É afetivo, apegado ao dono e amoroso com crianças e outros animais.

Ficha Técnica

Origem: França
Utilização: caça de aponte
Porte: médio
Pelagem: um pouco sedosa, opaca, e pode ser lisa ou ondulada, mais jamais crespa
Cores: marrom, podendo ou não apresentar marcações em branco, desde que pequenas
Temperamento: inteligente, afetivo

Histórico

A raça foi desenvolvida pelo grande criador Emmanuel Boulet no século 19, e por isso, também é chamado de Griffon Boulet. Ele é um cão de aponte de pelo comprido semelhante ao Barbet revestido de pelo liso. O Grifo de Pelo Lanoso, que alguns acreditam ser descendente do Barbet, é muito antigo, originário do norte da França. Em torno de 1880, Boulet melhorou a raça, cruzando-a com pointers, pastores, poodles e outras raças.

Cuidados e Dicas

Por ser adequado para a caça, o animal precisa de espaço para se exercitar. E para não ficar com a pelagem emaranhada, seu pelo deve ser escovado com regularidade. Outra dica é examinar com frequência o ouvido do Grifo de Pelo Lanoso.

Curiosidades

Marco, um dos cães da raça, ganhou popularidade em toda a França depois de participar de exposições, e foi imortalizado em uma estátua de bronze, localizada na Societée Centrale Canine.

Artigo Anterior