Raça Pastor Alemão

Para muitos ele é o Rin Tin Tin, ou Lobo, companheiro inseparável do Vigilante Rodoviário. Fiel e dócil, o Pastor Alemão, também conhecido como Lobo da Alsácia, em Portugal, é considerado o cão mais inteligente e versátil do mundo. O animal aprende fácil, podendo atuar em parceria com policiais, cão-guia, resgate, detector de drogas, companhia, guarda e até tração.

Sempre alerta, ágil e disposto, o Pastor Alemão exige espaço, além de passeios e atividade física, de preferência, acompanhado pelo dono. O cão costuma conviver bem com crianças.

Ficha Técnica

Origem: Alemanha
Utilização: pastoreio e guarda
Porte: grande
Pelagem: dupla, com pelo e subpelo. O pelo deve ser reto e denso
Cores: preto com marcas marrom avermelhado, marrom ou amarela e até o cinza claro. Preto ou cinza unicolor, sendo o cinza sombreado
Temperamento: autoconfiante, leal, dócil e obediente

Histórico

Ao fundarem, no século 10, um mosteiro no Vale de Münter, na Alemanha, monges escoceses levaram um tipo de cachorro que, com o passar do tempo, misturou-se aos lobos da região. O cruzamento originou um cão rústico, que passou a ser utilizado no pastoreio.

As qualidades deste cão chamaram a atenção do oficial alemão Max von Stephanitz, que resolveu aprimorar um animal que servisse ao homem para desenvolver várias funções. Nasce o conhecido Pastor Alemão, que foi classificado como cão de utilidade em 1899, mesmo ano da fundação do clube da raça, presidido por Stephanitz. Durante a primeira Guerra Mundial a raça quase foi dizimada, com a perda de 7 mil exemplares. Com o término da guerra, a insegurança gerou a necessidade de proteção, elevando consequentemente a procura por Pastores Alemães.

Cuidados e Dicas

Uma doença muito comum à raça é a displasia coxo-femural. Também podem apresentar torção gástrica.

Curiosidades

O Pastor Alemão aparece na terceira colocação no ranking de inteligência canina desenvolvido por Stanley Coren.

Artigo AnteriorPróximo Artigo